Ato de solidariedade de brigadiano gera repercussão nas redes sociais

786

Uma cena chamou a atenção de quem passava pela avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (9). Duas senhoras paradas próximas a um veículo com o pneu furado. Até então, um incidente rotineiro, exceto pelo fato de que as senhoras receberam o apoio e a solidariedade de um policial militar que passava pelo local.

A imagem gerou repercussão nas redes sociais com quase mil curtidas, mais de 220 compartilhamentos e 115 comentários de apoio e reconhecimento à ação. Segundo o empresário Jorge Moreira, autor da imagem e publicação nas redes sociais, “parei o carro e fiz questão de registrar aquele momento de solidariedade”. Jorge comentou que circula diariamente pelas ruas da Capital e tem observado o aumento no número de policiais militares circulando. “Eles são atenciosos, educados e qualificados, isso aumenta a nossa sensação de segurança em toda a cidade”, ressaltou.

A solidariedade é um dos valores da Brigada Militar e repassado aos seus integrantes desde o início da carreira. Ainda nos cursos de formação, os policiais militares aprendem sobre os valores, visão e a missão da corporação junto à sociedade. A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas.

A dupla de novos PMs, formada pelo soldado Guilherme Vargas e Jader Calegari, realizava patrulhamento e visitas comunitárias no bairro Bom Fim, quando uma senhora se aproximou e pediu ajuda. Vargas foi até o veículo e constatou que o pneu havia furado, enquanto o soldado Calegari fazia a segurança do colega e desviava o trânsito. Vargas trocou o pneu do veículo e populares registraram a ação. Vargas não imaginava a repercussão nas redes sociais e entre os colegas de farda. Para ele “a sociedade está carente de atitudes solidárias”.

De acordo com o comandante da 3º Cia do 9º BPM, capitão Nilton de Godoy Nunes Junior, “os policiais militares são orientados a se aproximar da comunidade, gerando mais interação com o cidadão”. Ele ainda ressaltou que as ações fazem parte das políticas do Policiamento Comunitário desenvolvidas nos bairros, como o Bom Fim.

Comunicação Social / EMBM-PM5
Texto: Sd Ana Paola Dala Barba/PM5
Foto: Arquivo Jorge Moreira
FONTE: BRIGADA MILITAR