Consulta Popular: 280 mil gaúchos já votaram nas prioridades para sua região

Escolha das principais demandas de cada região encerra nesta quinta-feira

Cerca de 280 mil gaúchos participaram, até a manhã desta quinta-feira, da votação da Consulta Popular 2017/2018 que vai destinar R$ 60 milhões para as 28 regiões do Rio Grande do Sul. O pleito encerra hoje, às 23h59, e todas as pessoas que possuem título eleitoral estão aptas para votar na sua localidade.

Os municípios que registraram maior participação até o momento são: Frederico Westphalen, na região do Médio Alto Uruguai, Cachoeira do Sul, região Jacuí Centro, Farroupilha, na Serra, Vacaria, nos Campos de Cima da Serra e Santo Antônio da Patrulha, no Metropolitano Delta do Jacuí.

A votação é realizada anualmente pelo governo do Estado para que eleitores de cada região decidam quais serão as três demandas principais para receber R$ 1,5 milhão. Esse valor, depois, é dividido para os investimentos escolhidos. O projeto que tiver mais votos receberá 50% do valor; o segundo 30% e o terceiro o restante do orçamento. No caso de um projeto coletivo, o recurso é destinado para a região, não sendo específico para o município.

As prefeituras, em sua maioria, estão disponibilizando computadores em suas sedes para que a população possa votar. É necessário informar o número do título de eleitor para a votação.

Como votar
– Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br
– Presencialmente, por meio de um aplicativo disponibilizado para representantes dos Coredes e dos Comudes;
– Via SMS para o número 29000 com a palavra RSVOTO(Nº do título de eleitor)(Nº do programa, de 1 a 10);  inclui o como separador das informações.

A Consulta Popular
A Consulta Popular, instituída em 1998, é um instrumento de participação da sociedade que define como será direcionada parte do Orçamento do Estado. Anualmente, o governo estadual fixa o valor que será submetido à escolha da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Fonte:Daiane Vivatti/Rádio Guaíba

1 Comentário

  1. EU VOTEI EM MINHA CIDADE FIZ A MINHA PARTE MAIS VTR , MAIS NA VERDADE ESTES GOVERNOS PORCOS DEVERIAM DE FAZER ISTO SEM CONSULTA NENHUMA POIS SAÚDE SEGURANÇA E EDUCAÇÃO É UMA OBRIGAÇÃO DESTES GOVERNOS IMUNDOS, ELES FAZEM ISTO PARA COLOCAR A CULPA EM NOS DO QUE DEVERIAM TER FEITO MALDITOS. .

Deixe uma resposta