Diário Popular: Pelotas recebe reforço de 19 policiais militares até segunda

total, 20 PMs foram remanejados para Pelotas e Piratini (Foto: infocenter)

Efetivo reforçado em Pelotas

Dezenove policiais militares deverão atuar nas ruas da cidade até segunda-feira

Por: Giulliane Viêgas

Até segunda-feira (28), 19 policiais militares devem reforçar o efetivo do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) nas ruas de Pelotas. Isso porque 20 PMs de diversas regiões do Estado foram remanejados à Região Sul de forma permanente. Destes, 19 irão compor as companhias operacionais da Brigada Militar em Pelotas e um PM irá fazer parte do quadro de policiais do município de Piratini.

Quatro policiais já se apresentaram ao comando do 4º BPM e estão atuando no patrulhamento ostensivo na cidade. Os 20 PMs transferidos, porém, não fazem parte da nova turma de policiais aprovados no último concurso da Brigada Militar, mas de uma lista de interessados em atuar na Princesa do Sul. Os novos soldados, no entanto, foram lotados para Porto Alegre e Região Metropolitana. Há uma semana, durante reunião em Rio Grande, o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, prometeu mais policiamento em Pelotas até o mês de outubro.

Para o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Neimar de Oliveira, o reforço no efetivo ajuda – mas está longe do ideal. Segundo ele, diante dos índices criminais que a cidade tem registrado, 19 policiais não representam um reforço, mas um “tapa buracos”. “A BM está realizando um trabalho de repressão e não é assim que funciona. É necessário prevenção”, comentou.

Dados estatísticos da criminalidade no Rio Grande do Sul, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS), apontam que os crimes de furtos, furtos de veículos, homicídios, roubos e roubos de veículos tiveram aumento em Pelotas nos seis primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Se até junho de 2016 o município contabilizava 1.257 ocorrências de furto, esse ano foram 1.937 registros. Elevação de 54% nos crimes. Os assassinatos representam aumento de 51,4%, comparando ao mesmo período do ano passado, quando Pelotas registrou 35 casos no primeiro semestre contra 53 até junho de 2017.

Os roubos em geral (pedestre, transporte e comércio) apresentaram elevação de 21,1%. De 1º de janeiro a 30 de junho, foram 2.123 casos, média de 353,8 roubos por mês, aproximadamente 11,7 vítimas por dia. Os roubos de veículos tiveram aumento de 39,8% nos crimes. Este ano foram 144 veículos roubados, contra 103 ocorrências até junho do ano passado.

Neimar criticou ainda o projeto Pacto Pelotas pela Paz, lançado pela prefeitura no último dia 12. Para ele, a iniciativa é ideia ilusória da redução de criminalidade. “Como fazer um trabalho de policiamento preventivo, se não existe efetivo para isso? Prevenção é policial fardado e circulando pelas ruas, algo que está distante daqui”, disse. O 4º BPM enfrenta déficit de policiais de, pelo menos, 40% do que seria considerado ideal. Segundo informações, a maioria do efetivo em Pelotas está com tempo ou próximo a ele para abandonar a farda e entrar para reserva da corporação.

De acordo com o Comando do 4º BPM, a transferência dos 20 PMs para Pelotas e Piratini só foi possível devido à formação dos novos policiais militares ocorrida em julho.