Fumaça e explosões: BM de Caxias do Sul realiza simulação de operações especiais

679

Treinamento ocorreu durante a tarde em terreno baldio do Sanvitto

 

Efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) realizaram treinamento para controle de distúrbio civil. Simulação contou com helicóptero, gás lacrimogênio e fogueiras. Foto: Porthus Junior/Agencia RBS

Pioneiro

Os moradores do Sanvitto, em Caxias do Sul, que ouviram explosões ou perceberam uma intensa movimentação policial na tarde desta sexta-feira podem ficar tranquilos. A ação fazia parte de um treinamento da Companhia de Operações Especiais (COE) do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). A simulação de desobstrução de via mobilizou 95 brigadianos em um terreno baldio e afastado.

O exercício foi orientado pelo capitão Amilton Turra, comandante do COE, que recentemente participou do Curso de Operações de Choque do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre.

 

— É um curso multiplicador e fizemos este treinamento para repassar o conhecimento que nos foi compartilhado. A simulação foi feita com a utilização de artefatos de menor potencial ofensivo, como munição anti-motim e bombas de efeito moral, para aproximar da natureza destes eventos — explica o oficial.

Participaram os dois pelotões do COE e os efetivos do canil e do policiamento montado, além de policiais militares que simularam os manifestantes agressivos. O treinamento também utilizou o apoio por aeronave e o drone adquirido pelo 12º BPM no ano passado.

ÁUDIO:  Portal Leouve