Jornal VS: Policiamento reforçado nas ruas com a chegada dos novos soldados à região

Policiais militares passam por uma espécie de estágio atuando em diferentes frentes

Quem anda por São Leopoldo já percebeu: há mais policiais militares nas ruas da cidade. Em rondas, parados nos chamados pontos base ou em barreiras no Centro e nos demais bairros os policiais circulam diariamente, fazendo aumentar a sensação de segurança entre os moradores. “Me sinto muito mais segura com a presença do policial. Desde que eles começaram a circular mais pela Independência, percebemos também que diminuíram os furtos. Antes era comum estarmos aqui pela porta e ver alguém correndo e outra pessoa pedindo socorro porque tinha acabado de ser assaltada”, comenta a consultora de vendas de uma loja de colchões Elidiane da Silva Rodrigues, 27 anos.

“Reparei neles nas esquinas e no primeiro dia até fiquei com medo. Pensei que estavam atendendo alguma ocorrência. Agora que vejo os policiais sempre por aqui tenho ficado muito mais calma. É uma certeza de que teremos alguém no protegendo e também mais perto de nós caso precisarmos”, conta a aposentada Alda Rodrigues, 78 anos. O que tem contribuído para que Elidiane e Alda trabalhem e andem pelas ruas mais tranquilas é a chegada de novos PMs ao Município.

Formados no último dia 20 de julho os novos soldados já estão trabalhando nos batalhões do Estado numa espécie de estágio por 60 dias. No 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) são 31 homens e mulheres reforçando o policiamento nas ruas de três cidades: São Leopoldo, Capela de Santana e Portão. Destes, 15 ficarão no Município e um irá para Capela de Santana passados os dois meses. Os demais serão destacados para municípios do 32º BPM.

Vivência em diferentes frentes 

Neste período de adaptação, os soldados têm a vivência do trabalho policial em diferentes frentes. Atuam em barreiras, no policiamento a pé e na viatura, no atendimento ao telefone 190 além do monitoramento eletrônico. Há um rodízio nas funções para que todos os participem de todas as atividades. Na manhã desta sexta-feira (4), uma dessas ações foi uma barreira realizada na Avenida João Corrêa, próximo ao entroncamento com a pista lateral da BR-116.

“Acho importante este trabalho uma vez que nessas barreiras é possível a recuperação de carros roubados ou a captura de pessoas foragidas. Já em relação aos novos policiais acho fundamental dada a violência que existe na cidade. Ainda não me sinto seguro aqui”, comenta o encarregado de manutenção Fábio de Oliveira, 39, um dos abordados na barreira.

 Nova etapa na carreira 

Entre os novos soldados em atuação na área do 25º BPM está Paulo Moisés da Trindade, 25 anos. Natural de São Martinho da Serra, ele ainda está em fase de adaptação em São Leopoldo. A saudade da família e da esposa que ficaram na cidade da região central do Estado ainda é a maior dificuldade a ser vencida. “Servi o Exército por cinco anos e sempre gostei do serviço militar, dessa possibilidade de ajudar de alguma forma a população de bem. Apesar de ainda não conhecer o Município muito bem pretendo desenvolver aqui o melhor trabalho possível, aprender com os colegas e a colaborar a fazer o que é correto, aplicando a lei”, afirma.
Pontos base
Quando não estão atendendo as ocorrências, os policiais permanecem nos chamados pontos base. Um deles, localizado na esquina da Rua Independência com a Avenida João Corrêa, no Centro. “É uma forma de fazer com que a comunidade visualize o policiamento, colocando os policiais em locais escolhidos por meio da análise de ocorrências e também no movimento de pessoas”, explica o subcomandante do 25º BPM, o major André Stein.

Mais policiais também em Sapucaia do Sul e Esteio
Além do 25º BPM, os demais batalhões das cidades de cobertura do Jornal VS celebram a vinda de novos policiais. Na área do 34º BPM, de Esteio, foram empregados 20 soldados que foram distribuídos em eixos de grande movimentação garantindo a segurança das pessoas que circulam nas áreas residencial, comercial e bancária, além de auxiliarem em ações de abordagens e barreira policial. Em Sapucaia do Sul o 33o BPM conta com 23 novos PMs.

25º BPM foi destaque no Estado
O 25º BPM foi destaque no Estado. Em levantamento feito pela Brigada Militar do primeiro semestre o batalhão com sede em São Leopoldo ficou em primeiro lugar em, pelo menos três quesitos: prisões em flagrante, apreensão de drogas e apreensão de armas. Foram 1.013 presos em flagrante, 51,9 quilos de drogas e 163 armas apreendidos em seis meses. Os números dizem respeito às ações realizadas em São Leopoldo, Capela de Santana e Portão.