Presidente da Regional Uruguaiana afirma que reação de PM em ocorrência é resultado do stress com parcelamento do salário

    José Clemente

O presidente da Regional ABAMF Uruguaiana e vereador no município posicionou-se sobre a ocorrência de trânsito que terminou em uma grande confusão após um familiar do acidentado, completamente descontrolado, agredir um PM, que disparou tiros com balas de borracha para que o cidadão saísse de dentro de uma ambulância do SAMU. Um vídeo caiu nas redes sociais e causa grande repercussão.

Conforme José Clemente, o homem, que em vídeo parece ser vítima, atacou os brigadianos primeiro, sendo reincidente em deboches contra os militares. “Verbalmente agredido, o policial militar reagiu, sem no entanto ferir ninguém que estava próximo. “A forte reação do brigadiano também é um reflexo da situação vivida, com contas atrasadas, salário pago a conta gotas e ameaças por parte do governo de retirada de vantagens que podem diminuir os ganhos. Soma-se a isso, o stress que também toma conta da população geral pela arrocho salarial, a crise política e reformas. E uma pequena confusão gera um conflito por nervos aflorados” disse  o presidente da Regional ABAMF.

O questionamento de Clemente alcança,ainda, o material de trabalho que os PMs tinham no momento da ocorrência. “Não havia outro tipo de arma não-letal como as Spark e foi usado aquilo que estava disponível. Acredito que o Comando deva cobrar mais equipamentos de contenção e cobrar dignidade junto ao Governo do Estado. A situação atual coloca PMs nas ruas com condições psicológicas abaladas. Os militares estão abalados por não conseguirem pagar as contas e cuidar da própria família”. O governo anunciou que pagará menos de R$ 600,00 no dia 31 de agosto e quer militares tranquilos para garantir a segurança dos gaúchos.

O Presidente da ABAMF Uruguaiana está à disposição para debater a ocorrência e a atual situação dos brigadianos. Para encontrá-lo basta entrar em contato com a Câmara de Vereadores de Uruguaiana.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF