ZERO HORA: Caminhões atravessados na BR-342 e capotamento: como foi a ação que terminou com policial morto no RS

539

80 policiais ainda buscam por criminoso que matou o sargento Naurio Adão Garcia Viana, 46 anos, foi morto durante abordagem

Por: Cris Lopes ZERO HORA

Cerca de 80 policiais civis e militares – de Santo Ângelo, Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Ijuí – estão à procura do assaltante que matou Naurio Adão Garcia Viana, 1º sargento da Brigada Militar, na manhã desta segunda-feira (21).

Conforme a Brigada Militar, a ação criminosa se iniciou em Santo Ângelo, quando o ladrão roubou um Fusion, um celular e outros pertences de uma vítima. Em seguida, fugiu em direção a Cruz Alta pela RS-342.

O que o criminoso não contava é que o celular roubado rastrearia todos os locais por onde passava, fazendo a polícia montar uma operação por volta de 11h10min, na qual caminhões foram parados e colocados de forma atravessada no km 154 da rodovia, para a montagem de barreiras, para impedir o prosseguimento da fuga.

Segundo a Companhia do 1º Batalhão da Brigada Militar, no momento da abordagem ao assaltante, no veículo de vidros escuros, a primeira reação do foragido foi passar por um vão no acostamento e atirar a primeira vez, sem sucesso. Mas o segundo disparo, atingiu Naurio, que estava próximo a um dos veículos que faziam parte da barreira.

Viana morreu na hora.

Naurio Adão Garcia Viana tinha 46 anos e pretendia se aposentar no próximo anoFoto: Polícia Civil / Divulgação

Mesmo com a morte do sargento, que atuava na Brigada Militar desde 1991, os policiais prosseguiram a busca e menos de um quilômetro depois, o carro capotou e o criminoso se escondeu no mato.

As corporações do Noroeste e Batalhões de Operações Especiais seguem mobilizadas, montando barreiras na tentativa de prender o foragido, sem prazo para encerramento dos trabalhos. Dois helicópteros também foram utilizados nas buscas pela região.

O sargento de 46 anos trabalhava havia 10 anos na companhia de Cruz Alta, morava em Tupanciretã e se aposentaria em 2018, deixa a mulher e três filhos.

Ainda conforme o sargento Malheiros, colega de Viana e que preferiu ser identificado dessa forma, a morte do amigo de farda foi uma grande perda para a corporação.

— Ele era um excelente colega, responsável e muito comprometido com o trabalho. Não falo isso porque ele morreu, mas quem o conhecia falava isso diretamente a ele, que sempre foi reconhecido — lamenta.

O sepultamento será nesta terça-feira, em Tupanciretã, após a liberação do corpo pelo IML de Ijuí.