18° BPM ganhará sede própria após 18 anos de espera

639
Sede provisória ficará no passado a partir de março de 2018

No dia em que Viamão completou 276 anos(14/9),  a boa notícia, na área da segurança pública, para o município foi a assinatura do contrato e ordem para início das obras da nova sede do 18° BPM. O batalhão está há 18 anos em uma sede provisória junto ao antigo terminal de ônibus. A previsão de entrega da obra é março de 2018.
A construção da nova unidade faz parte dos investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O convênio é com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos (SDSTJDH), mas tem participação da Secretaria da Segurança Pública. O valor total do convênio é de 56 milhões de dólares.
Em Viamão serão investidos 8,5 milhões de dólares. Além da nova sede do 18° BPM, existem outros projetos. Um dos principais é o Centro da Juventude,  que vai funcionar no prédio da escola Anna Jobim, perto da Brigada Militar, oferecendo cursos profissionalizantes. O local está sendo todo reformado para atender jovens, de 15 a 24 anos, da comunidade. 150 jovens estão inscritos para os primeiros cursos.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF