Correio do Povo: Muda o comando-geral do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul

551

Coronel Cleber Valinodo Pereira passa a responder pelos 129 quartéis em 94 municípios gaúchos

O coronel Cleber Valinodo Pereira assumiu oficialmente, na manhã desta segunda-feira, o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) que separou-se da Brigada Militar e está presente com 129 quartéis em 94 municípios gaúchos.

A solenidade, que contou com as presenças do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schrmer, ocorreu no Ginásio da Brigada Militar, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. Na Capital, a instituição soma 12 unidades, só oito delas ativas no momento.

O CBMRS conta atualmente com 2,8 mil bombeiros, mas o quadro de pessoal é de cerca de 4 mil, que serão preenchidos gradualmente. Uma turma de 180 novos soldados está em formação e deve estar pronta possivelmente em maio do próximo ano. Existe ainda a autorização de um concurso público para mais 500. Nos planos está a compra de uma auto-plataforma mecânica, dotada de um cesto, com capacidade de alcance de até 60 metros, o que equivale a um prédio de 20 andares. O processo de aquisição segue em andamento.

Na solenidade, o governador José Ivo Sartori destacou que se trata de uma etapa nova do Corpo de Bombeiros, nascido em 1895. “É uma caminhada importante. Temos uma nova instituição na área da segurança pública.”, afirmou. “Tenham sempre a mesma coragem e sucesso na prestação de serviços”, acrescentou. Ele ainda lembrou que “o objetivo da autonomia e melhoria da gestão dos recursos sejam plenamente alcançados”, ressaltou. José Ivo Sartori enfatizou a importância da parceria com os municípios, citando inclusive a atuação dos bombeiros voluntários, que passa de 50 no Rio Grande do Sul.

Já o secretário Cezar Schirmer enfatizou ter sido concluída assim uma etapa na separação com a Brigada Militar. “É uma instituição moderna e enxuta”, resumiu. Conforme ele, o CBMRS já está com projeto de orçamento encaminhado para 2018.

Fonte:Correio do Povo