Fundatec é a banca escolhida para o concurso Brigada Militar-RS

Concurso Brigada Militar PM RS 2017: Fundatec organizará edital com 4.550 vagas de nível médio e superior!

O edital de concurso da Brigada Militar/RS 2017 tem previsão de ser publicado ainda este semestre

Notícias Concurso

Cresce a expectativa de abertura do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Sul (Concurso Brigada Militar PM RS 2017) para 4.550 vagas. Acontece que foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 18 de setembro, que a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec será a organizadora oficial do próximo concurso da corporação.

De acordo com o documento, serão oferecidas 4.550 (quatro mil quinhentos e cinquenta) vagas para o cargo de Militar Estadual na Graduação de Soldado (CBFPM), sendo 4.100 (quatro mil e cem) na graduação de Soldado QPM1 (Polícia Ostensiva) e 450 (quatrocentos e cinquenta) na graduação de Soldado QPM2 (Bombeiro Militar). A expectativa é que concurso da Brigada Militar/RS 2017seja divulgado já nos próximos dias.

O governador do estado, Ivo Sartori, já anunciou a realização de concurso. “O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, disse Sartori. Ainda de acordo com o governador, o concurso da Brigada Militar Polícia Militar/RS 2017 será possível a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como por exemplo, o Projeto de Lei Complementar 243/16.

São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de soldado de 1ª Classe, entre outras previstas em Lei, executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

O Concurso Brigada Militar PM RS 2017

edital de concurso da Brigada Militar/RS 2017 contará com vagas para Soldado. Para concorrer a uma das vagas de Soldado, será necessário o nível médio completo, 1,65m de altura para homens e 1,60m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação (CNH – “B”) e ter até 25 anos. A expectativa é que o salário seja de R$ 3.135,32.

De acordo com o Departamento Administrativo da PM, o estado possui cerca de 20 mil policiais, e o número ideal para atender a população seria de 37 mil oficiais em serviço.

Edital, Inscrição e Provas do Concurso Brigada Militar PM RS 2017

O edital de concurso da Brigada Militar/RS 2017 tem previsão de ser publicado ainda este semestre. Após a divulgação do documento de abertura, os candidatos poderão conhecer o prazo de inscrição e confirmar participação no certame. As avaliações deverão conter os seguintes assuntos:

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Interpretação de texto. Organização textual: relação entre idéias e parágrafos. Identificação de informações literais e de inferências. Elementos de coesão textual. Significado de palavras e expressões nos contextos em que ocorrem. 2) Sintaxe. Relações de coordenação e subordinação. Equivalência de estruturas, incluindo vozes verbais. Regência verbal e nominal. Crase. Concordância nominal e verbal. Emprego e significado de nexos. Emprego de sinais de pontuação: ponto final, dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação e vírgula. 3) Morfologia. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras – aspectos morfológicos e emprego. Famílias etimológicas. Emprego de tempos verbais dos modos Indicativo e Subjuntivo. Flexões de tempo, modo, número, pessoa e gênero. 4) Aspectos fonéticos e gráficos: ortografia oficial; acentuação gráfica – regras e aplicação. Emprego de maiúsculas.

PROVA DE MATEMÁTICA: 1) Conjunto dos números reais, seus subconjuntos, relação de inclusão e intervalos. 2) Funções: noção, domínio, imagem, representação gráfica. Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2014 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 27 3) Função afim, casos particulares da função afim, função afim crescente e decrescente, estudo do sinal da função afim, inequações, função linear e proporcionalidade. 4) Função quadrática: definição, representação gráfica, raízes, coordenadas do vértice, estudo do sinal, inequações do 2º grau, taxa de variação da função quadrática. 5) Função Exponencial, equações e inequações exponenciais. 6) Função logarítmica: Definição e consequências da definição de logaritmo. Propriedades operatórias dos logaritmos, Mudança de base e cálculo de logaritmos, Função logarítmica, equações e inequações logarítmicas. 7) Progressões aritméticas e geométricas. Fórmula do termo geral de uma PA e de uma PG. Soma dos termos de uma PA e de uma PG. 8) Geometria plana: Semelhança de triângulos. Teorema de Tales. Relações métricas no triângulo retângulo. Área e perímetro de figuras planas. Área de um polígono regular Comprimento da circunferência e área do círculo. 9) Geometria Espacial: Volume de figuras geométricas tridimensionais. Área da superfície de figuras geométricas tridimensionais 10) Trigonometria: relações que envolvem seno, cosseno e tangente de ângulos agudos. 11) Matrizes e determinantes. 12) Análise combinatória: Princípio da multiplicação ou fundamental da contagem. Permutações simples e fatorial de um número. Arranjos e combinações simples. 13) Noções de Matemática Financeira: Números proporcionais, porcentagem, termos importantes da Matemática financeira ( taxa, tempo, montante, capital ,etc.) Juros simples, juros compostos. 14) Probabilidade: Experimento aleatório, espaço amostral, evento, probabilidade em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade condicional, probabilidade de dois eventos simultâneos ( ou sucessivos).

3) PROVA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: 1) Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil. 2) Direitos e Garantias Fundamentais na República Federativa do Brasil. 3) Defesa do Estado e das Instituições Democráticas na República Federativa do Brasil. 4) Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública na Constituição da República Federativa do Brasil. 5) Direitos Humanos. Conceitos. Dimensões ou gerações. Direito Positivo e Direito Natural. Histórico. Documentos internacionais históricos. 6) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). 7) OEA e proteção aos direitos humanos. Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem. Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969) – Pacto de San Jose da Costa Rica. 8) Abuso de autoridade (Lei n.º 4.898/65). 9) Tortura (Lei n.º 9.455/97 e Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura). 10) Uso de algemas (Enunciado n.º 11 da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal). Bibliografia Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 (arts. 1º a 17 e 92 a 144). Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem. Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969) – Pacto de San Jose da Costa Rica. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura. Lei n.º 4.898/65 – Regula o Direito de Representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade. Lei n.º 9.455/97 – Define os crimes de tortura e dá outras providências. Enunciado n.º 11 da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal. SILVA. José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 34. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2011.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL:  Artigos 1º a 5º. Artigos 37 e 38. Artigos 42 e 43. Artigos 44 a 50. Artigos 142 a 144. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Artigo 1º a 7º. Artigos 46 a 48. Artigos 124 a 132. LEI FEDERAL Nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha. LEI FEDERAL Nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. LEI COMPLEMENTAR Nº 10.990, de 18 de agosto de 1997 – Estatuto dos Servidores Militares LEI COMPLEMENTAR Nº 10.991, de 18 de agosto de 1997 – Lei de Organização Básica da Brigada Militar LEI COMPLEMENTAR Nº 10.992, de 18 de agosto de 1997 – Plano de Carreira dos Servidores Militares LEI ESTADUAL Nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial. Decreto Nº 43.245, de 19 de julho de 2004 – Regulamento Disciplinar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Bibliografia LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Programa Contextos históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais do Brasil e do Rio Grande do Sul. Bibliografia PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006. VESENTINI, José William. Geografia: Um mundo em transição. São Paulo, Ática, 2010.

PROVA DE INFORMÁTICA Programa Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2014 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 30 Microsoft Windows XP: instalação, utilização do desktop, plano de fundo, protetor de tela, alterando a aparência (fontes, efeitos, configuração do monitor), menu Iniciar, barra de tarefas, área de notificação, ferramentas do sistema, acessórios (calculadora, bloco de notas, Wordpad, Paint), manipulação de arquivos (tipos de arquivos e associações, criação de pastas, copiando, recortando e colando arquivos e pastas, renomeando arquivos e pastas, atalhos), uso de comandos na janela do MS-DOS, painel de controle (configuração do sistema, instalação/remoção de aplicações, configuração de impressoras), configurando acesso à Internet. Microsoft Word 2003: edição e formatação de documentos; uso das barras de ferramentas, menus e atalhos; régua; formatação de caracteres, parágrafo, marcadores e numeração, colunas, tabelas, figuras, objetos e estilos; configuração de página e impressão de documentos; cabeçalho e rodapé; modos de exibição dos documentos; quebra de página, de seção e de coluna; formatação automática; numeração de páginas; inserção de notas; legendas; geração de índices; inserção de objetos; desenhos e cliparts; uso do corretor ortográfico e gramatical. Microsoft Excel 2003: edição, inserção, exclusão, formatação e manipulação de planilhas; uso das barras de ferramentas, menus e atalhos; inserção, exclusão, manipulação e formatação de células, colunas, linhas e gráficos; dividir e mesclar células; elaboração de fórmulas e o uso de funções; inserção de objetos; controle de quebras; numeração de páginas, formatação condicional, filtros,classificação.

Sobre o Teste de Aptidão Física – TAF do Concurso da Brigada Militar PM RS

EXERCÍCIO ABDOMINAL

Posição inicial: Ao comando de “EM POSIÇÃO”, dado pelo Examinador, o executante tomará a posição deitada em decúbito dorsal, pernas unidas e flexionadas, apoiadas e fixadas com os braços estendidos acima da cabeça, tocando o solo.

Execução: Ao comando de “COMEÇAR”, o executante flexionará as articulações do quadril e ombro simultaneamente, elevando o tronco em direção às pernas, passando os braços lateral e externamente pelas pernas. Em seguida, voltará à posição inicial, completando desta forma uma repetição. Realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições no tempo de 60 (sessenta) segundos.

Para ser considerado APTO, o candidato do sexo masculino deverá realizar, no mínimo, 35 (trinta e cinco) repetições em 60 segundos e, do sexo feminino, no mínimo, 30 (trinta) repetições em 60 segundos.

EXERCÍCIO DE FLEXÃO NA BARRA

Para candidatos do sexo masculino – Posição inicial: Ao comando de “EM POSIÇÃO”, dado pelo Examinador, o executante empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (pronado), mantendo os braços completamente estendidos, corpo na posição vertical e perdendo o contato dos pés com o solo.

Execução: Ao comando de “COMEÇAR”, o executante flexionará simultaneamente os braços até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra. Em seguida voltará a posição inicial pela extensão completa dos braços. Considerações Gerais: O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício. Devem ser realizados nestas condições, o maior número possível de flexões. Para ser considerado APTO o candidato deverá realizar, no mínimo, 03 (três) flexões.

EXERCÍCIO DE APOIO

Para candidatas do sexo feminino: Posição inicial: em posição de quatro apoios (mãos e joelhos paralelos entre si); palmas das mãos apoiadas no solo, com braços estendidos, suspendendo o corpo ereto, musculatura dos glúteos e abdominais em contração isométrica, mantendo um alinhamento dos joelhos ao tronco. Para ser considerada APTA a candidata deverá realizar, no mínimo, 10 (dez) repetições.

EXERCÍCIO DE CORRIDA

Exercício de corrida para pista de atletismo durante o tempo de 12 (doze) minutos, procurando atingir, neste tempo, a maior distância.

Último Concurso da Brigada Militar PM RS

O último concurso da corporação aconteceu em 2014, quando contou com 1.600 vagas para o cargo de Soldado. Na época, os concurso foi composto por exame intelectual (prova objetiva), exames de saúde, capacitação física, psicológico e curso de formação.

A prova objetiva contou com 50 questões, totalizando 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deviam atingir pelo menos 50 pontos para serem aprovados, e, no mínimo, um acerto em cada matéria.

FONTE: Notícias Concurso