UNAMOS junta-se a ABAMF, ASSTBM e UGEIRM por e pela Segurança

Comunidade e associações de classe buscam melhor segurança pública em Livramento

A convite da UNAMOS (União das Associações de Moradores de Sant’Ana do Livramento) os presidentes da Regional ABAMF Livramento, Jansen Charopen, da Regional ASSTBM, André Pereira, e um representante da UGEIRM (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Policia do Rio Grande do Sul) participaram de reunião, dia 9 de setembro, com as principais lideranças comunitárias do município e explanaram a realidade da segurança pública.
Os representantes das Associações da Brigada Militar e do Sindicato da Policia Civil falaram de forma objetiva sobre a real situação e os motivos que estão contribuindo para aumentar a sensação de insegurança no Rio Grande do Sul, inclusive as cidade do interior. A situação é ainda mais preocupante em Livramento, que é um município de fronteira seca.
Tanto Charopen como Pereira afirmaram que existe preocupação com os brigadianos devido a falta de investimentos do governo na área de Segurança Publica. “Isto expõe os militares estaduais a riscos diuturnamente estão expostos a riscos,diuturnamente”, disse Charopen.
A preocupação com a sociedade também foi destacada: “as comunidades se ressentem a cada dia da falta de policiamento nos bairros e vilas”, destacou Pereira.
Os representantes classistas ressaltaram, ainda, os fatores que desestimulam os policiais e bombeiros, como: parcelamento de salário, retirada de direitos conquistados ha décadas, pressão emocional e psicológica com dificuldades da família e a falta de efetivo e estrutura adequada na parte operacional.

 

Pereira e Charopen

Diante dos relatos, as lideranças comunitárias mostraram-se preocupadas e temem que ocorra o mesmo caos existente nas áreas de Saúde e Educação, sob responsabilidade do governo do estado, e o município tenha que enfrentar também, o desmantelamento na segurança pública. Para isso, atendendo solicitação das Associações e Sindicatos dos servidores da Segurança presentes na reunião, para que seja realizado um trabalho em busca de alternativas na tentativa de minimizar a conseqüência da má administração, a União das Associações de Moradores de Sant’Ana do Livramento, através do Presidente Delmar da Rosa Rodrigues, colocou-se a disposição e estará mobilizado para levar os anseios da comunidade até as autoridades competentes antes que atual situação se agrave e afete de forma definitiva toda a população do Rio Grande do Sul.