Diário de Santa Maria: Bombeiros são treinados para economizar água em incêndios

663
Foto: Charles Guerra / New Co

Profissionais de todo o Estado estão sendo capacitados em Santa Maria

4º Batalhão de Bombeiros, com sede em Santa Maria, está promovendo um curso de combate para incêndios em edificações visando ao melhor aproveitamento da água.

De acordo com o capitão do batalhão de Santa Cruz do Sul, Joel Dittbierner, que está ministrando o curso, o treinamento tem como propósito aumentar a proteção dos bombeiros durante as suas ações e o melhor aproveitamento da água. Pelas novas técnicas, segundo o capitão, um salvamento chega a usar cerca de 30 galões de água por minuto. Na técnica antiga, seria pelo menos o dobro nesse mesmo tempo.

A técnica nasceu no Exterior e vem sendo disseminada pelo mundo inteiro. Segundo os combatentes, na prática, o que otimiza as ações são atitudes. No treinamento de ontem, os bombeiros treinaram o uso da água para diminuir agentes de fogo como a combustão e a fumaça.

 – Não esquecemos as técnicas passadas, mas agregamos novas técnicas para garantir que, o que o incêndio não pegou, a água não danifique – contou o capitão Justen Ickert, de Cruz Alta, que também está participando da reciclagem.

De acordo com o comandante do 4º Batalhão, Cláudio Ricardo Pereira, bombeiros de todo o Estado estão em Santa Maria.

– São 40 pessoas de todo o Rio Grande do Sul. Em média, para cada três batalhões, é um homem que está sendo capacitado – disse o comandante dos bombeiros na cidade. Esse é o terceiro módulo do curso, que também é realizado em diferentes batalhões.

– Um oficial nosso foi lá para o Espírito Santo e, lá, um integrante, o major Ferrari, prontificou-se para vir ensinar aqui em Cruz Alta – disse Pereira, informando que o mesmo curso também ocorreu na região.

De Cruz Alta, o curso passaria para Bento Gonçalves, mas um imprevisto ocorreu, e o módulo está sendo ministrado em Santa Maria. Segundo o comandante, agora, estão passando pela reciclagem os responsáveis por, futuramente, capacitar os operadores, aqueles que vão a campo para atuar no combate aos incêndios.