Crianças e adultos participam de rústica em homenagem aos 180 anos da BM

Atividade neste domingo (5) foi organizada pelo 25° BPM

Atividade neste domingo (5) foi organizada pelo 25° BPM

Renata Strapazzon Jornal VS

Atletas de diferentes idades e vindos de 22 municípios se reuniram neste domingo (5) em São Leopoldo para correr e também para homenagear a Brigada Militar. A rústica que celebrou o aniversário de 180 anos da instituição foi organizada pelo 25° Batalhão de Polícia Militar (25° BPM) e contou com grande adesão de corredores da cidade e região. Ao todo foram 264 inscritos na categoria adulta e outros 80 na infantil.

A atividade teve início às 8h30 com as largadas dos pequenos separados por idades. A distância dos percursos, nesta categoria, variou entre 500 metros e um quilômetro. Já para a categoria adulta a largada foi dada por volta das 9h10. O trajeto, com cinco quilômetros, contemplou ruas do Centro e de outros bairros como Rio Branco, Morro do Espelho e Jardim América.

Entre os participantes estiveram o instrutor de educação Joel Nunes, 32 e o filho dele Rhael, 5. “Gosto de correr e esta rústica, em especial, é importante como forma de valorizar um trabalho essencial para a comunidade como o da Brigada Militar”, afirma, satisfeito em poder contar com a companhia do pequeno na concentração da prova. “Faço corrida há dois anos e já ganhei umas 20 medalhas”, emenda o garoto. Expectadora das provas, a assistente de biblioteca Sílvia Nunes, 30, grávida de sete meses de Théo torceu para o marido e o filho.

“Eles são meu orgulho. Estou sempre junto torcendo pelos dois”, conta. A aposentada Edi Menezes da Costa, 77 anos, também fez questão em participar. Moradora de Esteio ela corre há 14 anos e diz ter encontrado no esporte inspiração para se manter ativa mesmo depois da aposentadoria. “Estou sempre de olho nas competições e me inscrevo em todas que posso. Correr é meu vício. Faz bem para a minha saúde e é uma deliciosa forma de fazer novas amizades”, comenta.

De acordo com o subcomandante do 25o BPM, o major André Stein, a ideia foi organizar um evento que reunisse a comunidade e que, além de celebrar a data festiva para a Brigada Militar também estimulasse o esporte e hábitos saudáveis. “É um evento para a família, que demonstra a importância da prática esportiva para a manutenção da saúde e para a longevidade. Além disso, é uma maneira de comemorarmos uma data importante para todos nós. Ficamos muito satisfeitos com a grande adesão não só de policiais, como também de atletas vindos de diversos municípios para nos prestigiar”, diz.