O Repórter: Governo do RS coloca à venda a Fazenda Lolita da BM em Livramento

O Governo do Estado colocou à venda a Fazenda Lolita, área pertencente a Brigada Militar em Sant’Ana do Livramento. A compra e venda foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (30) e o valor de avaliação da área rural, localizada na Estrada dos Cerros Verdes é R$ 7.103.714,00.

Várias lideranças da comunidade se manifestaram a respeito da decisão e a comunidade local também laçou indignação em rede social.

Neste sentido o vereador Marco Monteiro esteve reunido na tarde desta segunda feira (30), com o tenente-coronel José Nilo em busca de maiores informações sobre a venda da Fazenda Lolita.  

Na oportunidade, analisou-se formas de amenizar o impacto desta medida na segurança pública da Fronteira, já que a área é referência no trabalho estratégico de campo, tendo servido, inclusive, como espaço de treinamento para forças policiais de outros Países.

A assessoria de imprensa do vereador destacou que Monteiro vem acompanhando o caso desde o começo do ano, na iminência dessa possível venda. “Sendo que a venda é  inevitável, tentará intervir para que não vendam alguns hectares, a fim de que se mantenha ao menos a sede da estância. Estamos realizando contatos para ver a melhor forma de intervir na questão”.

Luta

Em maio deste ano os vereadores de Sant’Ana do Livramento, Carlos Nilo e Marco Monteiro, estiveram reunidos, na época, com o Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer e o seu assessor Felipe da Silva, tendo em vista que já havia a suspeita da venda da Lolita, mas Schirmer afirmou que não havia nenhuma decisão sobre a venda da Fazenda Lolita, localizada na região de Cerros Verdes. Porém, informou que o Governador Sartori já tinha determinado que fosse feito um levantamento de todo o patrimônio imobiliário estadual, para verificar a situação documental e física dos prédios e terrenos, além de uma estimativa do valor patrimonial que o Estado dispunha.

Fazenda Lolita

Localizada na Estrada dos Cerros Verdes, interior de Sant’Ana do Livramento, a área tem 1100 hectares e serve como centro de treinamento tático para policiais civis, militares, federais e as patrulhas ambiental e rural. Os cursos práticos são oferecidos tanto aos agentes das polícias do Brasil, como também do Uruguai e da Argentina. Entre eles, está o treinamento de técnicas de combate ao abigeato. Em 2017 estão previstos quatro cursos. Dentro da Fazenda estão as nascentes do Rio Ibirapuitã e atualmente possui criação de ovinos, bovinos e equinos.

O local chegou a ser cogitado para se tornar uma referência no País para treinamento policial, onde até mesmo um campo de pouso de aeronaves seria construído, mas o projeto nunca saiu do papel.

Fotos: Rede social/Cláudio Coronel/Marco Monteiro e Google Maps

https://www.correspondenteoreporter.com/single-post/2017/10/30/Governo-do-RS-coloca-%C3%A0-venda-a-Fazenda-Lolita-da-BM-em-Livramento

2 Comentários

  1. KKKKPMDB sempre vendeu tudo que esparavão
    .

  2. Mais um golpe do governador, alegando e mentindo que vai para a segurança pública…vai é para os bolsos deles…

Deixe uma resposta