Após cirurgia, sargento da Brigada Militar precisa de doações de sangue

727

Marco Antônio da Silva Teixeira passou pelo procedimento na última sexta-feira

Marco Antônio Teixeira, ao lado da esposa Cláudia Siqueira

Por: LUIZA GOULART  Portal GAZ

O sargento da Brigada Militar de Rio Pardo, Marco Antônio da Silva Teixeira, precisa de doações de sangue. Ele passou pela peritonioscopia com quimioterapia intradérmica – cirurgia responsável pela tratamento de um tipo raro de câncer, chamado pseudomixona peritoneal – na última sexta-feira, 1º de dezembro. Conforme a esposa de Teixeira, a professora Cláudia Siqueira, ele está estável.

No entanto, para manter a estabilidade, são necessárias doações de qualquer tipo sanguíneo. Conforme Cláudia, o banco de sangue do Hospital Santa Rita, em Porto Alegre, trabalha com menos de 15% da capacidade. Por isso, procuram por doadores. Para doar, é necessário ir até o Banco de Sangue do Hospital São José, no Complexo Santa Casa, e dar o nome de Marco Antônio da Silva Teixeira. Também é necessário informar que ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 04, no Hospital Santa Rita.

Em caso de doações feitas em grupo de cinco ou mais pessoas, é necessário agendar um horário através do telefone (51) 3214-8025. O banco de sangue fica na Avenida Independência, 75, no Bairro Independência. As coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas e aos sábados das 7h30 ao meio-dia. Para doar, é necessário apresentar documento com foto, além de ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsáveis. Também é necessário ter peso acima de 50 quilos.

Quem não pode doar?

  • Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou amamentando;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífiles e doença de chagas;
  • Usuários de drogas;
  • Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual;
  • Pessoas que fizeram tatuagens há menos de um ano;