JORNAL DA MANHÃ: PM residente pode ser ampliado em escolas estaduais

640

jaquuHá cerca de nove anos, quando a Escola Estadual Modelo passou a ter o soldado da BM Luiz Fernando Dias morando no espaço escolar os casos de vandalismo tem registrado uma diminuição. De acordo com Ângela Michalski da Silva, vice-diretora do Educandário, desde que o PM passou a fazer parte do convívio dos alunos e professores, a segurança passou a ser um aliado no processo de ensino. “Desde vidros quebrados, arrombamentos e invasões caíram bastante”, comenta ela.

Para o soldado, os alunos veem o policial como uma ajuda. “Minha função é promover a segurança pública, seja por meio de orientações de situações que possam provocar crimes, conversas e auxílio à direção escolar”, explica.

Na Escola 25 de Julho, a soldado Jaqueline  Melo de Moraes Peixoto primeira mulher a assumir o posto de PM residente, existe uma cumplicidade entre direção e Brigada na segurança das escolas.

Preocupados com o aumento do índice de violência nas escolas, uma proposta que pode ser alternativa para manter a segurança dos alunos, professores e comunidade escolar são os programas de PM residente e de Guarda Escolar.

De acordo com o titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Claúdio de Souza, a pasta pretende ampliar os dois programas. Segundo Cláudio, apenas em Ijuí, são sete escolas que possuem o PM residente. “Que é aquele policial que ajuda na segurança da escola”, explica Cláudio, que já adianta que pretende ampliar esse número. “Já entramos em contato com o comandante Edilson Góes, da Brigada Militar, para aumentarmos essa abrangência”

Outro programa importante que o coordenador destaca é o guarda escolar, “que é aquele policial que está aposentado e deseja retornar e possa fazer o controle no entorno da escola”.

Claudio diz que solicitou um policial para outras seis escolas de Ijuí. “Estamos ansiosos para que no ano de 2017 tenhamos a ampliação desses dois programas na nossa região”

Na rede estadual, as sete escolas que possuem o PM residente são: Escola de Ensino Médio Modelo, Escola de Ensino Fundamental Alice Couto; Escola Fundamental Boa Vista; Escola Fundamental Chico Mendes; Escola de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha; Escola Técnica 25 de Julho e Instituto Estadual Guilherme Clemente Koehler.

As escolas que solicitaram, para o próximo ano, o guarda escolar, profissional que faz a vigilância no entorno da escola, são as escolas Fundamental Luiz Fogliatto; Escola Fundamental Centenário; de Ensino Médio Modelo; de Ensino Médio Emil Glitz; Fundamental Carlos Zimpel e Instituto Estadual Guilherme Clemente Koehler.