O aniversário de 17 anos – dia 3 de junho – do 19° BPM está sendo comemorado com diversas atividades. Na tarde de 2 de junho, aconteceu a decisão do campeonato de futebol sete, iniciado dia 12 de maio. O campeão foi a 2ª Cia, que venceu o jogo decisivo contra o administrativo pelo placar de 4 x 2. Os jogos aconteceram no campo do próprio batalhão, que começou como Destacamento Especial do Partenon. No dia 3 de junho, às 10 horas, será lançado o projeto “Vida, Amor e Esperança”.
De acordo com o comandante do 19° BPM, tenente-coronel Souto, o batalhão faz um trabalho de parceria com a comunidade; “o projeto Vida, Amor e Esperança irá atender crianças em situação de vulnerabilidade social na Vila Maria da Conceição, Morro da Cruz, Campo da Tuca e Lomba do Pinheiro. Os jovens terão atividades no Proerd e na escolinha de futebol, em turno inverso ao da escola”. Conforme o oficial, é uma forma de afastar as crianças das drogas, de serem cooptadas pelo tráfico de drogas e visualizarem a esperança de um futuro melhor.
Para viabilizar o projeto, a BM tem a parceria da ABAMF, PUC -que cederá estagiários de educação física – Internacional, Grêmio e pólo moveleiro da Avenida Ipiranga – Loja Carmem flores, Colchões dos Anjos, Loja de Móveis La Torre, entre outros.
O professor Romeu Karnikowski, advogado, especialista em segurança pública, que trabalha junto a ABAMF, esteve na unidade conversando com os brigadianos sobre diversos assuntos ligados à categoria. Karnikoski irá visitar quartéis, a fim d esclarecer os militares estaduais sobre temas que afetam policias e bombeiros militares gaúchos.
O 19° BPM atende a zona leste de Porto Alegre, uma das áreas mais carentes da capital gaúcha e com problema de tráfico de drogas em diversas comunidades. Desde a inauguração do batalhão, à época destacamento, a BM aproximou-se das comunidades levando mais segurança e tranquilidade à população.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF