BM terá novo uniforme para enfrentar distúrbios

thumbPoliciais do BOE receberão novo fardamento, semelhante ao da PM do Rio de Janeiro

A tropa de choque da Brigada Militar (BM) contará com uniformes estilo “Robocop” até o início da Copa do Mundo, em junho deste ano. Cerca de 300 conjuntos desse traje antidistúrbio serão entregues pelo governo federal, dentro do cronograma de repasse às forças policiais militares estaduais das 12 cidades-sede do campeonato mundial de futebol.

O subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Mello, afirma que ainda não foram definidas as unidades que receberão os equipamentos de proteção individual. Assegurou, porém, que o 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre será contemplado.

O traje especial contra distúrbios, conhecido como exoesqueleto por cobrir todo o policial, como se fosse uma armadura, deve ser parecido ou idêntico ao que será usado pelo Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) da PM do Rio de Janeiro. Os policiais fluminenses já empregam este tipo de uniforme no Batalhão de Choque da corporação.

O novo equipamento de proteção individual, incluindo máscaras antigás, é resistente a impactos, pedradas, gás lacrimogêneo, perfurações, fogo e rojões. A necessidade de usar esse tipo de fardamento surgiu após os casos de violência verificados nas manifestações de rua desde junho do ano passado e que deverão se repetir até a Copa.

O coronel Silanus lamenta que os policiais militares precisem usar verdadeiras couraças como forma de se proteger das agressões. “Não precisaria disso se as manifestações ocorressem sem violência”, observa o oficial.

O subcomandante-geral da BM destaca ainda a previsão de mudança no uniforme do efetivo da corporação. Cerca de 5 mil novas fardas estão em licitação. A cor será a mesma, mas o tecido apresentará maior resistência e a gandola (jaqueta) ficará para fora da calça, com o cinturão por cima, dando mais mobilidade. “Será parecido com os usados pelo BOE”, comparou o oficial.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo