Atleta gaúcho busca patrocínio para participar do Iron Man

187
Rafael precisa de patrocínio para competir nos Estados Unidos
Rafael(c) precisa de patrocínio para competir nos Estados Unidos

Rafael Nunes, 32 anos,  atleta gaúcho de triatlo que objetiva alcançar o mundial Iron Man, corre também contra o tempo para conseguir patrocínio para custear passagens e estadia, a fim de participar da seletiva em Miami. A competição acontece dia 26 de outubro.  Antes, irá disputar – 17 de agosto – a maratona de Santa Catarina.

Iron Man é uma competição que envolve três modalidades  baseadas no esforço e resistência. Envolve 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de bicicleta e 42 quilômetros de corrida.

Na seletiva que ocorreu em Florianópolis este ano , Rafael, que é professor de educação física, completou as provas em 12h e 24min.  Ele participou ainda das provas classificatórias em 2010 e 2011. Na capital de Santa Catarina acontece a única seletiva da América Latina para o Iron Man.

O atleta começou a participar de provas de triatlo em 2009.  Conforme Rafael, ” trabalhava com esporte, dando aulas e lutava jiu jitsu, então resolvi unir o útil ao agradável.” Após intensificar os treinos, competiu na seletiva do ano seguinte.

O custo com treinos e viagens é pago do próprio bolso. Para se manter em alta performace, treina corrida e ciclismo nas ruas de Porto Alegre, faz natação na Academia Aquasul, no bairro Sarandi, mas destaca que o valor para ir aos Estados Unidos  é muito alto.

Por isso, Rafael corre atrás de patrocínio para ter uma boa preparação e custear o periodo em que estará na América do Norte. ” Meu grande objetivo é o campeonato mundial”, ressalta.  E para alcançar sucesso na prova, o atleta tem dedicação máxima. Acordo às 6 horas; dá aula de educação física; perto do meio-dia treina; e volta a dar aulas à noite, até às 23 horas.

O gasto mensal do competidor fica em torno de R$ 4 mil. ” Gasto com suplementos e materiais, mas há momentos em que tenho trocas urgentes. Agora tenho que trocar a bike e não posso ficar esperando, tenho que treinar”, destacou.

Bike precisa ser trocada para novos desafios
Bike precisa ser trocada para novos desafios

Além da motivação pessoal, Rafael também se orgulha, pois estará representando o Brasil no exterior e revela o que o faz ter tanta vontade de participar do Iron Man: ” eu amo o esporte”.

Aqueles que desejarem patrocinar o atleta podem contatar 51- 99815681 (celular pessoal) ou 3365-2500( Academia de Natação Aquasul), quando estiver treinando.

Treinos de corrida são feitos nas ruas de Porto Alegre
Treinos de corrida são feitos nas ruas de Porto Alegre

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF