ABAMF conversa com vereadores e deputados para aumentar proteção em ônibus

326

 

Vereador Cássio Trogildo mostra empenho para que proposta seja aprovada rapidamente
Vereador Cássio Trogildo mostra empenho para que proposta seja aprovada rapidamente

Buscando solucionar o problema de segurança dos brigadianos e dos passageiros de ônibus, o presidente da ABAMF esteve hoje(20/10) na Câmara Municipal de Porto Alegre conversando com os vereadores, a fim de que o projeto de lei 223/14 –  de autoria do vereador Cássio Trogildo – que permite aos brigadianos ficarem isentos do pagamento da passagem nos ônibus, mesmo sem farda, tenha tramitação rápida. Na Assembleia Legislativa, após fazer contato com a associação dos servidores de nível médio da BM, o deputado Carlos Gomes também protocolou projeto para isenção no transporte coletivo intermunicipal.

Na Câmara Municipal, todas as bancadas deram apoio a iniciativa de permitir que os militares e guardas municipais andem em trajes civis com isenção de pagamento nos coletivos. O presidente do Legislativo municipal recebeu Leonel Lucas e reconheceu que há um clamor público após o assassinato do soldado Ricardo, do Batalhão de Polícia de Guarda(BPG), na semana passada.

O contato com os parlamentares mostrou que o atual momento é de extrema preocupação com a segurança pública na cidade e no estado. Por diversas vezes, foi lembrado que em outros estados os PMs já estavam sendo atacados e essa realidade chegou ao RS, mostrando que algo está errado e a criminalidade está vencendo.

Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Professor Garcia, recebeu, com vereadores presidente da ABAMF
Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Professor Garcia, recebeu, com vereadores de todas as bancadas, o presidente da ABAMF

O presidente da ABAMF destacou que o gesto  é de preocupação com a segurança de todos e disse esperar o apoio de todos os políticos ao projeto, lembrando que foram disparados 11 tiros contra o soldado Márcio Ricardo Ribeiro, e outras três pessoas ficaram feridas.

A maioria dos vereadores empenhou palavra na aprovação da proposição, que deve ser votada em Plenário em curto espaço de tempo. A ABAMF irá continuar percorrendo os legislativos municipais  e a Assembleia Legislativa para garantir a vida dos brigadianos e dos usuários do transporte coletivo. A entidade buscará ainda a aceleração na tramitação, no Congresso Nacional, da proposta que torna o assassinato de agentes da segurança pública um crime hediondo.

Moção de solidariedade

O vereador  Waldir Canal protocolou, dia 20 de outubro, moção de solidariedade, apoiando as reivindicações da representação de nível médio da BM. Entre as justificativas, a trágica morte do  brigadiano do BPG numa linha de ônibus da zona sul de Porto Alegre e o fato de que no Brasil um policial é assassinado a cada 32 horas.

Canal protocolou moção
Canal protocolou moção

Indicação ao prefeito

O vereador Delegado Cleiton aproveitou a visita do presidente da ABAMF à Câmara Municipal para entregar a indicação que enviou ao prefeito José Fortunatti. No documento, o vereador sugere a isenção do pagamento de passagem aos brigadianos e guardas municipais, sem o uso da farda. Sugeriu, ainda, que 5% dos imóveis nos programas habitacionais geridos pelo Departamento Municipal de Habitação sejam destinados aos profissionais da área da segurança pública.

Delegado Cleiton enviou indicação ao prefeito
Delegado Cleiton enviou indicação ao prefeito

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF

F: 51-91639676

Presidente da ABAMF, Leonel Lucas  (51- 9951-9484)