Porto Alegre é campeã em casos de Aids

saudO Ministério da Saúde divulga na tarde de 2 de dezembro os números do crescimento da AIDS – Sindrome da Imunodeficiência Adquirida – no Brasil. Porto Alegre irá aparecer como a cidade campeã de casos no país.  Entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e maior incidência de casos, sete estão na Região Metropolitana da capital gaúcha.

Artigo analisando a situação, do professor de epidemiologia da UFRGS Ricardo Kuchenbecker avisa que o Estado já é considerado um “local crítico” pelo Programa das Nações Unidas para HIV/Aids. — Dados sugerem uma epidemia elevada na população em geral, através da transmissão heterossexual, mas igualmente alta nas populações mais vulneráveis, como gays e usuários de drogas injetáveis — alerta Kuchenbecker.

A secretária Estadual da Saúde (SES), Sandra Fagundes, confirmou que a incidência de Aids voltou a crescer no Estado. Disse que há programas em andamento, mas os resultados podem demorar. E, lamentou que o Estado só tenha instalado o teste rápido para detecção do vírus HIV nos postos de saúde em 2013, com quatro anos de atraso.

(Fonte: Zero hora – baseado no texto de  Nilson Mariano)

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF