RN- Governador anuncia promoção histórica para PMs

116

promocoesA Polícia Militar do Rio Grande do Norte é uma das corporações brasileiras com uma grande defasagem na progressão de carreira da tropa. O próprio governo admite que há PMs com mais de 20 anos no mesmo grau hierárquico.

Para sanar o problema, o Governador do Estado acaba de prometer entrar para a história da PMRN fazendo uma promoção histórica, principalmente dos praças.

Segundo ele, recentemente teve acesso a um relatório que pretendia garantir a promoção apenas de ocupantes do alto escalão da Corporação: “Só tinha vagas para promoção de coronéis porque alguns caíram na reserva e o restante da corporação não teria direito à promoção. Eu não faço. Só faço promoção na Polícia Militar se for para todo mundo, principalmente para os praças. Tem soldado há 20 anos que não teve promoção”.

Toda a tropa da PM do Rio Grande do Norte está ansiosa pelos próximos passos. Que a promessa vire realidade!

Abordagem Policial

Veja as declarações do Governador no Portal No Minuto

Vou fazer a maior promoção da história da PM, diz governador

Em entrevista, Robinson Faria reiterou compromisso em atualizar as promoções dos policiais militares.

Gerlane Lima/Nominuto
Governador garantiu que promoções de policiais militares serão realizadas até o fim do mandato.

Uma das principais reividincações da categoria dos policiais militares é o direito à promoção funcional. Nos quadros da Polícia Militar existem servidores que estão há mais de 20 anos sem progredir na carreira.

Promessa de campanha do governador Robinson Faria, hoje (17) o executivo lembrou que o problema é antigo e garantiu que as promoções serão realizadas durante o seu mandato. “O governo passado não fez nenhuma promoção e isso é demanda reprimida há vários governos. Eu vou fazer uma promoção geral, vou fazer a maior promoção da história da Polícia Militar”, afirmou.

Robinson disse ainda que recebeu um relatório em que privilegiava somente o alto escalão da corporação e discordou do parecer. “Só tinha vagas para promoção de coronéis porque alguns caíram na reserva e o restante da corporação não teria direito à promoção. Eu não faço. Só faço promoção na Polícia Militar se for para todo mundo, principalmente para os praças. Tem soldado há 20 anos que não teve promoção”, argumentou.

De acordo com o governador, parte das promoções irão ocorrer em breve e as demais acontecerão até o final de sua gestão. “Uma grande parte agora e fazer um cronograma até o final do mandato de promoções do coronel ao soldado”, disse.

Para que as promoções aconteçam, o governador comentou que está buscando uma solução jurídica, sem que desobedeça a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Estamos discutindo a questão jurídica, já temos os caminhos jurídicos que não tem implicações da LRF e obedecendo ao Tribunal de Contas, o Ministério Público, nós encontramos uma modalidade jurídica que eu vou promover os praças”, explicou.

Robinson pediu a compreensão e o apoio dos policiais. “Não fiquem apreensivos, confiem na palavra do governador. A Polícia Militar é uma grande parceira do meu governo e eu vou cumprir. É questão de dias, aguardem a solução”.


Ouça o podcast:

Nominuto