Toyota entrega veículo híbrido à Brigada Militar

140
Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Junto ao governador José Ivo Sartóri, o secretário da segurança Wantuir Jacini participou nesta terça-feira (16), da entrega de uma viatura à Brigada Militar, o ato de entrega foi em frente ao Palácio Piratini. O veículo, um Toyota Prius 2011/2012, avaliado em R$ 114 mil, será usado em operações e no policiamento ostensivo pelo 9º BPM, responsável pela segurança na área central de Porto Alegre. Para marcar os dez anos da instalação do Centro de Distribuição da Toyota em Guaíba, a empresa cedeu o carro híbrido à BM.

Sartori, afirmou que a ação da empresa é um exemplo a ser seguido. “Com o equilíbrio financeiro e um modelo de gestão vamos buscar a melhoria dos serviços públicos. Mas vamos fazer isso sem preconceito, por exemplo, contra as parcerias público-privadas, os setores produtivos, contra quem gera emprego e renda e quem trabalha e produz.  A atitude da Toyota em ceder um veículo que vai ser utilizado no policiamento ostensivo é um modelo de parceria que dá certo”, ressaltou.

Entre os diferenciais do Toyota Prius, que já teve 442 unidades comercializadas no Brasil, estão os motores a gasolina e elétrico. Através do sistema Toyota Hybrid Synergy Drive, o veículo alia tecnologia avançada e responsabilidade ambiental, já que os motores são capazes de criar um sistema mais leve e compacto, com melhor funcionamento a baixas temperaturas, menor consumo de combustíveis e baixos níveis de emissões de gases poluentes.

A bateria híbrida atua como acumulador energético, responsável pelo armazenamento da energia excedente gerada pela desaceleração ou pelo acionamento dos freios, para utilização posterior na aceleração do automóvel. Graças a esse sistema, reduz-se o consumo de gasolina e aumenta-se a vida útil dos discos e das pastilhas de freios.

Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Veículos também foram entregues em Santa Vitória do Palmar  no Sul do Estado

Na última sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Santa Vitória do Palmar, no sul do estado, também recebeu três veículos, o de maior porte entregue na solenidade foi um caminhão e atende a demanda da Consulta Popular de 2005/2006. O segundo carro, uma caminhonete da marca Ranger, também equipado para enfrentar sinistros, no valor de R$ 92 mil, foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública. O terceiro, um Ford K foi doado pela Receita Federal e reformado pelo governo do Estado.

A solenidade de entrega, na praça central do município, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, além dos secretários Wantuir Jacini, Maria Helena Sartori e João Gabbardo dos Reis. O ato de entrega foi acompanhado pelo prefeito Eduardo Marroni e pelo chefe da Casa Militar, tenente-coronel Everton Oltramari.

Sartori destacou o “reforço significativo” para compor a frota da corporação. “É um esforço do Estado para garantir e qualificar a segurança pública na região mais distante. É uma ação importante e tranqüilizadora para a comunidade de Santa Vitória”, salientou.

“É uma demanda histórica da nossa comunidade, finalmente contemplada pelo atual governo”, festejou Marroni. “Estamos distantes de Pelotas, e com esses três veículos poderemos oferecer segurança efetiva e próxima para nossa população”, concluiu.

Jacini destacou a importância da caminhonete que possui tração 4X4, e do caminhão auto bomba choque, equipado com desencarcerador que impede riscos de combustão. “É um grande beneficio para essa população que agora não vai mais precisar temer, em caso de algum sinistro”, afirmou.

Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Entrega de viatura da Toyota em frente ao Palácio Piratini. – Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

 

Texto: Cristiane Viegas/SSP e Eliene Iensen/Palácio Piratini

SSP-RS