Ministério da Justiça oferece 200 mil vagas em cursos de capacitação

197
Policiais terão treinamento em cursos de capacitação (Foto: Divulgação DP)
Policiais terão treinamento em cursos de capacitação (Foto: Divulgação DP)

Dos 73 cursos, três são novos: Necropapiloscopia, Políticas Públicas de Segurança Pública e Análise Criminal 2

Até o dia 27, próxima quinta-feira, servidores da segurança pública do país poderão se inscrever em dois dos 73 cursos da Rede Nacional de Educação a Distância para Segurança Pública (Rede EAD). As capacitações são gratuitas para profissionais da Polícia Civil, da Polícia Militar, de Bombeiro Militar, do órgão de Perícia Criminal, da Guarda Municipal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Sistema Prisional de todo o país. A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) disponibiliza de 200 mil vagas.

“Prestes a completar dez anos, essa ação do Ministério da Justiça visa à capacitação continuada dos profissionais da segurança pública, independentemente das limitações geográficas, sempre considerando as peculiaridades institucionais existentes”, afirma a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. As aulas deste 35º ciclo de capacitação da rede ocorrerão no período de 25 de setembro a 30 de outubro de 2015 para carga de 40 horas. Os cursos com 60 horas começam na mesma data, mas terminam no dia 30 de outubro.

Para este ciclo, estão sendo oferecidos três novos cursos a distância: Necropapiloscopia, Políticas Públicas de Segurança Pública e Análise Criminal 2, todos com carga de 60 horas. A realização de cursos da Rede EAD é possível por meio de cooperação federativa entre o Ministério da Justiça e os governos estaduais e municipais, por intermédio das secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

Para fazer a inscrição é necessário acessar o endereço https://ead.senasp.gov.br. Dúvidas podem ser enviadas para o email ead.senasp@mj.gov.br

O que é a Rede Nacional de Ensino a Distância
Criada em 2005 pela Senasp/MJ, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância-Rede EAD-Senasp é uma escola virtual destinada aos profissionais de Segurança Pública em todo o Brasil. Tem como objetivo viabilizar o acesso à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e temporais.

• Rede Física
A Rede está implementada nas 27 unidades da Federação, por meio de 257 Telecentros instalados nas capitais e principais municípios do interior.

• Rede de Pessoas
– Alunos – 591.729 usuários cadastrados atualmente; 2.870.633 matrículas efetivadas.
– Suporte: 55 tutores master, 2.834 tutores, conteudistas, câmara técnica, empresas de suporte e equipe técnica, sendo mobilizados cerca de 3.000 profissionais de segurança pública.

• Organização
Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se três ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 150 mil alunos. São mobilizados três mil tutores ativos para as mais de três mil turmas, que contam com até 50 alunos por sala virtual.

DIÁRIO POPULAR