Governador foi alvo de vaias e manifestações durante o evento; policiais do BOE foram impedidos de participar do desfile
Cerca de 12 mil pessoas acompanharam o Desfile Farroupilha de Porto Alegre, neste domingo (20), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O evento começou por volta das 8h30 com protestos e vaias dirigidas ao governador do Estado, José Ivo Sartori, que acompanhou o festejo ao lado do prefeito, José Fortunati.
Próximo ao palanque das autoridades, faixas pediam por mais segurança e questionavam o tarifaço proposto pelo governo – que prevê aumento das alíquotas do ICMS. Elas estavam assinadas pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia.
Além disso, o evento não contou com a presença de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE), que foram impedidos de participar devido a um protesto de familiares (leia mais abaixo).
Ao final do desfile, o governador comentou as manifestações. Ele minimizou os protestos dos PMs, mas afirmou que os atos não podem comprometer o serviço público. Por fim, voltou a defender as medidas adotadas pelo seu governo.
“Ninguém faz mudança sem um pouco de amargor”, disse, em rápida entrevista coletiva.

Desfile sem policiais do BOE
O Desfile em Porto Alegre não contou a presença de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE). Desde as 5h deste domingo, familiares de PMsbloquearam os portões do batalhão, ao lado do Presídio Central, impedindo a saída dos agentes.
O motivo do protesto é o parcelamento dos salários do funcionalismo público gaúcho. Devido ao bloqueio, cerca de cem policiais foram impedidos de participar dos festejos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Cancelamentos em 120 cidades
Devido à contenção de gastos das prefeituras e ao risco da doença do mormo em cavalos, 120 cidades gaúchas suspenderam os desfiles farroupilhas deste ano. Entre as regiões mais afetadas está o noroeste do Estado.
Só na Região das Missões, 90% das cidades cancelaram os festejos, segundo o prefeito de Giruá, Fabiam Thomas – presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
GAÚCHA