Deputado maranhense questiona importância da Força Nacional na segurança do País

123

forca-nacional-continua-acoes-na-comunidade-de-santo-amaro-rjPedro Fernandes (PTB-MA) acredita que governo federal deveria de investir mais nas Polícias Militares dos Estados

O deputado Federal Pedro Fernandes do PTB do Maranhão, criticou a existência da Força Nacional, destacando que se trata de uma organização policial-militar cara e cuja existência precisa ser revista pelo Governo Federal. Em entrevista ao Programa  ”Os recursos que mantêm a Força Nacional poderiam ser usados para ampliar e estruturar a Polícia Rodoviária Federal, que é uma força policial mais útil para o país”, disse. Fernandes é o coordenador da bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional e um dos políticos mais experientes e respeitados do Maranhão. A posição do parlamentar traz todos os elementos para uma forte polêmica no que diz respeito aos instrumentos a serem usados no combate à violência no país.

Entenda o caso

A Força Nacional foi criada em 2004 para ser um recurso a mais a ser usado pela União e pelos Estados como reforço na segurança pública. Só entra em ação em casos graves de descontrole da ordem pública, de crise em presídios e para conter movimentos que coloquem em risco a segurança da coletividade. Sua função, que é sempre temporária, é bem diferente da Polícia Rodoviária Federal, que é uma força de ação permanente e com obrigações muito bem definidas.

 

Fonte:Rádio Guaíba