Aplicativo permitirá atendimento prioritário às mulheres em situação de violência

15553O Rio Grande do Sul passa a contar, a partir desta quinta-feira (17), com mais uma ferramenta no combate à violência doméstica. O PLP 2.0, aplicativo que prioriza o atendimento da segurança pública às mulheres com medida protetiva, será lançado às 16h no Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (DCCI/SSP).

A solenidade, que contará com a presença do governador José Ivo Sartori, marca o início de uma nova etapa nos trabalhos iniciados com a assinatura de um termo de cooperação técnica em dezembro de 2014. O acordo foi firmado entre Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Poder Judiciário, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS).

Iniciativa da Themis, em parceria com o Instituto da Mulher Negra Geledés, o PLP 2.0 é o projeto vencedor do Desafio Social Google 2014 e um dos agraciados com o Prêmio AJURIS João Abílio Rosa de Direitos Humanos de 2015. Conforme a coordenadora de projetos da entidade, Lívia de Souza, o propósito do aplicativo é “dar agilidade no atendimento de casos extremos de violência e fortalecer a rede de proteção à mulher por meio da tecnologia social”. Ela também ressalta o protagonismo da atuação das Promotoras Legais Populares (PLPs) que disseminam a ferramenta dentro das comunidades.

O RS será o primeiro estado brasileiro a instituir, oficialmente, a parceria com o poder público para a utilização do aplicativo. O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, considera o serviço um avanço significativo para a prestação dos serviços pelos órgãos policiais. “Esta será mais uma arma na luta pelo fim da violência doméstica. Fruto de um esforço coletivo, que teve origem no trabalho meritório da Themis e do Instituto Geledés. Com o aplicativo, teremos uma resposta muito mais qualificada nos casos de extrema urgência”, destaca.

Como funciona

O PLP 2.0 fará com que o smartphone acione o serviço de atendimento de emergência, que receberá a informação e a localização da vítima, através de informação via GPS. Os operadores obterão, de imediato, todo o histórico do caso desta mulher, evitando que o atendimento à vítima parta do zero. O aplicativo estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Inicialmente, o PLP 2.0 será usado por duas mulheres em situação de violência, moradoras do bairro Restinga. Após a fase de teste, o uso será estendido para toda a cidade de Porto Alegre. As usuárias sempre serão selecionadas pelo Poder Judiciário, responsável pela expedição das medidas protetivas, que utilizará como critério primordial o grau de violência investido contra a vítima.

Campanha de doação de celular

A AJURIS realiza, desde 2014, o recolhimento de aparelhos celulares em desuso para colaborar no processo de fortalecimento do PLP 2.0. Os interessados em colaborar podem entregar os celulares na sede da instituição, localizada na Rua Celeste Gobbato, n. 81, em Porto Alegre.

SERVIÇO:
Evento: Lançamento do Aplicativo PLP 2.0
Data: 17/12/15
Horário: 16h
Local: Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (DCCI/SSP) – Rua Voluntários da Pátria, 1358, 2º andar, Porto Alegre.

Texto: Claiton Silva
Com informações de Assessoria de Comunicação da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos