Mais de 70% dos servidores estaduais pediram empréstimo para receber 13º salário

263

17855029Parte dos funcionários ainda reclama de dificuldades para obter valor

O Banrisul confirmou nesta quarta-feira que já liberou crédito referente ao 13º salário a 254 mil vínculos de servidores do Estado. O montante de R$ 850 milhões significa 74% do total. Segundo o banco, o valor estará disponível até maio do ano que vem. Quem optar por não retirar o empréstimo receberá o salário extra do governo em seis vezes, de junho a novembro de 2016, com acréscimo de 25%. As informações são da Rádio Gaúcha.

A liberação do 13º começou no dia 18 de dezembro. Desde então, diversos sindicatos que representam os trabalhadores relatam dificuldades de saque por quem possui restrição de crédito ou alguma disputa judicial junto ao Banrisul. É o caso dos representados pelo Ugeirm Sindicato, que conquistou uma liminar judicial garantindo o salário a todos servidores da Polícia Civil.

— As pessoas estão indo e algumas agências até já pagaram, mas a maioria está negando. Estamos ajuizando ações para cobrar a multa, os colegas estão colhendo provas — diz o presidente da entidade, Isaac Ortiz.

A liminar prevê multa de R$ 5 mil por crédito negado, que deveria ser revertida ao próprio servidor. Questionado sobre as decisões judiciais, o banco afirmou por meio de nota que “libera créditos para os servidores estaduais, inclusive os que têm apontamentos na Serasa e SPC, e com liminares sob apreciação judicial”.

ZERO HORA