BM estreia novo helicóptero e assusta moradores em Porto Alegr

17899545Ação foi realizada na noite desta sexta-feira em alguns bairros da Capital

A Brigada Militar deu início na noite desta sexta-feira à operação Transporte Seguro, utilizando pela primeira vez o helicóptero Coala. Foram fiscalizados ônibus, lotações e táxis para reprimir ocorrências no transporte público. As ações com a aeronave serão semanais, segundo a polícia.

O helicóptero, que será utilizado pela Segurança Pública, Defesa Civil e Secretaria da Saúde, é considerado o mais moderno do mercado. De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o uso vai potencializar o trabalho de polícia ostensiva com foco em bairros com maior índice de criminalidade.

— Estamos trabalhando a partir de informações obtidas a partir do programa de gestão operacional que vem sendo utilizado pela corporação no combate à criminalidade — afirmou.

Segundo a secretaria, o helicóptero capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho. Há uma parte fixa e uma móvel, que pode ser transposta conforme a necessidade. Tanto tripulantes do helicóptero quanto integrantes das polícias em terra terão acesso às imagens em tempo real.

A aeronave fica no hangar do Batalhão de Aviação (BAV) da Brigada Militar, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O Comandante do BAV, tenente-coronel Márcio Roberto Galdino, destaca que o Coala é um equipamento de última geração e grande avanço na segurança pública.

— Podemos acompanhar uma ocorrência, monitorar multidões, fazer escoltas de transferências de presos, fazer buscas e salvamento, apoio a perseguições, entre outras ações — destacou o tenente-coronel Galdino.

A estreia do Coala assustou moradores dos bairros Centro, Bom Fim, Bela Vista, Menino Deus e de outras regiões da cidade, que reclamaram da baixa altitude de voo e da luz forte utilizada pela aeronave.

*Zero Hora