Salvamentos caem quase 40% no litoral gaúcho

O Litoral Sul registrou apenas 8 salvamentos até o início de janeiro Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
O Litoral Sul registrou apenas 8 salvamentos até o início de janeiro
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Dias nublados e com chuva foram determinantes para os números despencarem em relação à temporada passada 

O número de salvamentos registrados nos primeiros 20 dias de Operação Golfinho no Rio Grande do Sul caiu 39% em relação ao mesmo período da temporada passada. As informações são da Rádio Gaúcha.

O tempo nublado e dias chuvosos foram determinantes para a redução dos dados, principalmente na semana do Natal e do Ano Novo, quando a movimentação nas praias foi maior.

De 19 de dezembro a 8 de janeiro, 241 salvamentos foram registrados no Estado. Já na operação passada, o mesmo período consolidou 393 salvamentos. O levantamento inclui ocorrências no Litoral Norte, Sul e em águas internas que possuem cobertura de salva-vidas.

Um dado que não mudou desde o último veraneio é a predominância desalvamentos no Litoral Norte do Estado. Somente nas praias da região, 218 pessoas já foram salvas, ao contrário do Litoral Sul, que registrou 8 salvamentos até agora.

Na temporada anterior, a Operação Golfinho contabilizou 329 salvamentos no Litoral Norte, 23 no Sul e 40 em águas internas.

Em relação ao afogamentos em áreas com cobertura de salva-vidas, três pessoas morreram afogadas nos primeiros 20 dias de veraneio. Neste ano, foram duas ocorrências de afogamento, ambas registradas em praias do Litoral Norte.

Mesmo com a baixa estatística, as autoridades alertam que a grande incidência de mortes por afogamentos está concentrada em áreas sem cobertura da operação de verão.

ZERO HORA