Sartori reedita sem exceções, nesta quarta, decreto que proíbe concursos e nomeações

Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini  Gestão do governador Sartori foi reprovada pela maioria dos gaúchos em dezembro de 2015
Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini
Gestão do governador Sartori foi reprovada pela maioria dos gaúchos em dezembro de 2015

Medida deve durar por mais seis meses

O Palácio Piratini confirmou que o governador José Ivo Sartori vai assinar, amanhã, a renovação do decreto de contenção de gastos e que a medida vai ser publicada no Diário Oficial de quinta-feira – data em que expira o prazo da medida vigente. Anseios de parte dos deputados da base aliada, porém, não devem ser atendidos pelo governador, como o chamamento de aprovados para a Segurança Pública, Educação e Fazenda.

Além disso, a restrição e a realização de concursos públicos vai continuar. Se houver, as mudanças devem ser minímas e sem alterar o foco do decreto, que é promover economia. Com isso, se mantém ainda limitações em pagamentos de diárias e horas extras.

Não há confirmação de nenhuma cerimônia oficial para marcar a reedição do decreto e, por enquanto, lideranças do Executivo evitaram revelar detalhes publicamente e tampouco conceder entrevistas sobre o tema.

No primeiro ano de gestão, a meta de economizar R$ 1,07 bilhão com o decreto foi atingida, mas apenas compensou a perda da mesma cifra em função na queda da arrecadação do ICMS.

O prazo de validade do decreto de contenção vai ser de seis meses. Sartori já disse que, se mal consegue pagar a atual folha, não há como nomear mais gente, elevando os custos com pessoal.

Fonte:Voltaire Porto/Rádio Guaíba