Secretaria de Segurança do RS critica comparação de homicídios com outros Estados

292
SSP acredita que há relação direta entre roubo de veículos para desmanche e crimes de homicídio e latrocínio Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
SSP acredita que há relação direta entre roubo de veículos para desmanche e crimes de homicídio e latrocínio
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Governo aposta na Lei dos Desmanches para reduzir o índice de criminalidade em 2016

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), tenente coronel Luiz Porto, considerou inadequada a comparação de dados sobre a violência no RS com os de outros Estados. Mesmo confirmando a alta nas taxas de homicídio, como divulgado por Zero Hora nesta quinta-feira, Porto explicou que as metodologias para avaliação dos crimes são diferentes das de Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.

— Rio e São Paulo não computam dentro de homicídios a questão dos confrontos com os policiais, diferentemente do Rio Grande do Sul, que faz isso há mais de 15 anos — considerou o diretor da SSP-RS.

E completou:

— Não é questão de dizer quem é melhor e quem é pior, mas eu não posso comparar metodologias diferentes sob pena de obter resultados falsos.

Além da elevação dos homicídios, o Rio Grande do Sul amarga números nada invejados em crimes contra o patrimônio. Veja no quadro abaixo:

 

ZERO HORA