Secretário da Segurança promete chamamento de policiais aprovados em concurso até o fim do ano

Jacini frisou que medida dependerá de viabilidade econômica (Foto: SSP-RS)
Jacini frisou que medida dependerá de viabilidade econômica (Foto: SSP-RS)

Durante visita ao Litoral Norte na sexta-feira, o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, antecipou que serão convocados, até dezembro, os 2 mil aprovados no concurso público da BM (Brigada Militar) e os 630 aprovados pela Polícia Civil. Frisou, no entanto, que o chamamento “dependerá do equilíbrio econômico-financeiro do Estado”.

Jacini também confirmou que o governo seguirá buscando o retorno dos 800 brigadianos cedidos a prefeituras e outros órgãos, para que reforcem operações ostensivas. “Desde o ano passado, metade desse contingente já está de volta”, disse. Em fevereiro, o Palácio Piratini deve enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, a fim de forçar a reincorporação.

Litoral

Em Capão da Canoa, além de percorrer a situação das guaritas de salva-vidas e sobrevoar trechos da orla, o secretário participou de reunião com representantes da BM, Polícia Civil, Bombeiros e IGP (Instituto-Geral de Perícias). Na pauta, a apresentação de um relatório parcial da Operação Verão, iniciada em 19 de dezembro.

“São números positivos,. com redução de homicídios, roubos e furtos, na comparação com o mesmo período do ano passado”, comentou Jacini, que é também veranista no Litoral Norte. O documento aponta, ainda, uma diminuição no número das ocorrências de afogamento. Um novo encontro de avaliação está prevista para o mês que vem.

JORNAL O SUL