Parcelamento de salários pode se repetir em março

107
Parcelamento de salários pode se repetir em março | Foto: Samuel Maciel / CP Memória
Parcelamento de salários pode se repetir em março | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Secretaria da Fazenda projeta leve melhora somente em abril

O atraso no pagamento da folha dos servidores estaduais neste mês de fevereiro já era previsto apesar de a confirmação ter ocorrido apenas nessa sexta-feira. Os prognósticos da Secretaria da Fazenda em relação ao pagamento da folha para o mês que vem também não são animadores. A projeção é de que, em março, o cenário complicado se repita.

Além das manifestações públicas sobre a manutenção das dificuldades financeiras, internamente, nos bastidores do governo do Rio Grande do Sul, e em reuniões com integrantes da base aliada, a situação econômica é classificada como caótica. Uma leve melhora pode ocorrer em abril, quando haverá reforço em caixa com ingresso de valores do IPVA devido ao fim do prazo de parcelamento do imposto.

Nessa sexta, o secretário da Fazenda Giovani Feltes anunciou que receberão em dia apenas os trabalhadores com vencimentos de até R$ 1.750. Feltes explicou que o aumento do ICMS não gerou o esperado para os cofres do governo, o que ocasionou a necessidade de novos parcelamentos.

“Recordo que lá atrás nós falamos que o aumento do ICMS aliviaria em um torço o problema, mas não solucionaria. Em razão da retração econômica que estamos tendo, esse aumento não chegou a um terço, resolveu apenas um quarto do problema”, afirmou.

O pagamento de até R$ 1.750 será feito na próxima segunda-feira. Feltes explicou que o Piratini aguardou até o último momento para fazer o anúncio para saber quanto poderá pagar a cada servidor. O governo espera quitar a folha até o dia 15 de março.

CORREIO DO POVO