Assembleia gaúcha cria o Dia Estadual do Frango e do Ovo

Proposta é do deputado Sérgio Turra (PP). Foto: Pedro Belo Garcia (Assembleia Legislativa)
Proposta é do deputado Sérgio Turra (PP). Foto: Pedro Belo Garcia (Assembleia Legislativa)

*Por Matheus Schuch

Enquanto a Câmara dos Deputados vive sessões tensas com o pedido  de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a saída do PMDB da base do governo, a pauta de votações da Assembleia Legislativa gaúcha tem sido mais leve.  Nesta terça-feira (29), os parlamentares aprovaram um projeto que institui o Dia Estadual do Frango e do Ovo. Foram 42 votos a favor e um contra. A data será comemorada, anualmente, na segunda sexta-feira do mês de agosto.

A proposta foi do deputado Sérgio Turra (PP), que usou como justificativa a importância econômica do setor avícola no Estado. Segundo ele, a atividade gera aproximadamente 35 mil empregos diretos e 900 mil indiretos, e congrega 10 mil famílias de produtores rurais integrados à indústria de carne de frango, em 241 municípios.

“A concessão de uma data especial para o Dia Estadual do Frango e do Ovo seria um reconhecimento justo e compensador para todos aqueles que atuam neste setor e para os próprios consumidores”, escreveu Turra em seu projeto.

O texto ainda ressaltou: “a carne de frango possui uma enorme variedade de vitaminas e proteínas, é rica em ferro, fósforo e em ácidos insaturados protetores de nossa saúde. Os ovos também são de grande importância na alimentação e possuem vitaminas que auxiliam e protegem o desenvolvimento do ser humano”.

Em outros momentos da sessão da Assembleia nesta terça, os deputados gaúchos se revezaram no microfone para criticar ou defender o impeachment da presidente Dilma.

\dmzfs01wwwrootprowebwwwrootTempPL_298_201529032016180110_

GAÚCHA