Falta de viaturas compromete audiências de presos no Presídio Regional de Pelotas

527
Imagem de arquivo mostra fachada do Presídio Regional de Pelotas, na avenida Cristóvão José dos Santos, Cohab Tablada, Zona Norte de Pelotas; das três viaturas xadrez da unidade, apenas uma funciona (Foto: Divulgação DP)
Imagem de arquivo mostra fachada do Presídio Regional de Pelotas, na avenida Cristóvão José dos Santos, Cohab Tablada, Zona Norte de Pelotas; das três viaturas xadrez da unidade, apenas uma funciona (Foto: Divulgação DP)

Viaturas estão em falta no PRP

Das três que compõem a frota da unidade prisional no município, apenas uma está em funcionamento; para professora da UCPel, caso evidencia falta de politicas penitenciárias

Por: Giulliane Viêgas

A falta de viaturas para o transporte de presos do Presídio Regional de Pelotas (PRP) já provocou o cancelamento de 13 audiências marcadas em comarcas fora da cidade. Elas foram remarcadas para outras datas. Apenados que aguardam pela sessão há mais de sete meses continuam com o futuro judicial incerto. De acordo com diretor da casa de detenção, Fluvio Bubolz, dos três veículos apenas um está em funcionamento. Ele é usado para o translado de detentos que não necessitam sair do município.

Conforme Bubolz, um dos carros está estragado há cinco meses. O veículo apresenta problemas mecânicos ainda não identificados. De acordo com o titular da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) Hamilton Fernandes, a viatura xadrez está em Porto Alegre e não tem previsão de conserto. Uma outra, encaminhada a Rio Grande, apresenta problemas na caixa de câmbio. O reparo, segundo o diretor do PRP, está avaliado em R$ 10 mil. No entanto, devido à falta de verba pelo governo do Estado, não há previsão para conserto.

Na próxima quinta-feira, (17) o administrador do PRP deve apresentar ao juiz da Vara Criminal de Pedro Osório, José Leonardo Valente, um projeto que solicita a quantia R$ 4 mil para o conserto de um dos veículos. “A situação é complicada. Não temos outras alternativas”, comentou Bubolz.

Para a professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), advogada e mestre em Ciências Criminais, Ana Cláudia Lucas, além do atraso nos processos, a falta de veículos para o transporte de presos prolonga prisões que não são definitivas. Para ela, a situação do PRP evidencia o caos da Segurança Pública e a falta de políticas penitenciárias. “A pessoa pode estar ali aguardando um caso que no fim acaba sendo absolvido. Justiça não se faz com injustiça. A situação é vergonhosa”, comentou.

De acordo o delegado da 5ªDPR, no Rio Grande do Sul, 100 viaturas xadrez estão inutilizadas. Na região são quatro: duas no Presídio Regional de Pelotas, uma na Penitenciária Estadual de Rio Grande e uma no Presídio Estadual de Santa Vitória do Palmar.

Diário Popular