Hospital da Brigada Militar de Santa Maria passa atender todos os servidores estaduais vinculados ao IPE

849

18946259Até terça-feira, o público da instituição era formado apenas por policiais militares e dependentes

O Hospital da Brigada Militar de Santa Maria voltou a atender servidores estaduais vinculados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). Até terça-feira, somente policiais militares e dependentes estavam aptos a buscar os serviços disponibilizados pela instituição.

Na manhã de quarta-feira, depois da promulgação da Lei 14846/16 pela Assembleia Legislativa, cerca de 20 pacientes não militares tinham sido atendidos no local. A lei, proposta por Jorge Pozzobom (PSDB), foi aprovada pelos deputados estaduais no início de março. Como ela não foi sancionada nem vetada pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) no prazo previsto, coube à presidente da Assembleia, Silvana Covatti (PP), promulgá-la na terça-feira.

Com 67 anos de história, o hospital era aberto até 2009 a outros públicos. No entanto, o Tribunal de Contas do Estado apontou que somente policiais militares e familiares poderiam ser beneficiados. Desde então, houve queda de receita e subutilização de áreas da entidade. Um exemplo: o hospital tem 27 leitos operantes para a internação, mas teria capacidade para 45.

A mudança, que inclui agora atendimentos a professores, policiais civis, agentes penitenciários e outros servidores estaduais, vai possibilitar um aumento de receita de 30% a 40%, conforme o diretor-geral, major Ilvair Viana de Souza.

– Com o ressarcimento do IPE dos civis, poderemos fazer investimentos no hospital. Vai dar folga para os outros hospitais também. É uma maneira de contribuir com a saúde do município – diz o major.

A ampliação ajudará a desafogar os atendimentos de crianças. Há um ano e meio, a unidade tem um Pronto Atendimento Infantil. A lei aprovada permite ainda que o HBMSM firme convênio com outros planos de saúde. De acordo com o diretor-geral, essa abertura será um passo seguinte, que dependerá de autorização do comando-geral da Brigada Militar e de negociação com os planos de saúde.

– Já tivemos vários convênios no passado. Para retomá-los, será preciso negociarmos o tipo de procedimentos a serem oferecidos e os valores. Acredito que isso poderá ser mais para o fim do ano – comenta.

Segundo o texto da lei, essas alterações todas poderão ocorrer desde que não comprometam os serviços para o público prioritário (militares).
No Hospital de Caridade, cerca de 50% dos atendimentos são pelo IPE, conforme o 1º vice-provedor, Walter Jobim Neto.

– Acho muito boa essa ampliação. Quanto mais hospitais tivermos com condições de atender a população, melhor. Não os encaramos como concorrentes, somos colegas. Estamos sempre lotados. Isso vai aumentar o número de leitos à disposição – ressaltou.

No Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), os impactos da novidade não serão sentidos diretamente, em razão de a instituição ser 100% SUS.

O HOSPITAL

Atualmente
– 27 leitos para internação (na segunda-feira, tinha 12 leitos ocupados)
– Oito a 10 procedimentos cirúrgicos em média por dia
– 50 a 70 atendimentos por dia no PA Adulto
– 20 a 27 atendimentos por dia no PA Infantil

Com a mudança
– Capacidade de 45 leitos para internação
– 20 a 25 procedimentos cirúrgicos por dia
– Com a inclusão dos demais servidores do Estado, a projeção é de que os atendimentos nos PAs adulto e infantil aumentem de 30% a 40%

A ESTRUTURA

– O hospital de Santa Maria tem uma área física de 5.700 metros quadrados. São apenas dois no Estado: o de Santa Maria e o de Porto Alegre (o qual passará pelas mesmas mudanças)
– A unidade de Santa Maria atende policiais militares da região Central, das Fronteira Noroeste e Oeste e parte do Sul
– Entre todos os funcionários (incluindo médicos), há 93 policiais e 97 terceirizados
– Sete médicos militares. O hospital tem ainda 320 médicos que pertencem ao corpo clínico, mas sem vínculo empregatício
– Seis leitos de PA
– Quatro salas de Centro Cirúrgico (apenas três utilizadas atualmente)
– Fisioterapia e Odontologia (continuará sendo oferecido apenas para policiais militares)
– Atende casos de pequena e média complexidade (que não exigem CTI)
– Especialidades: anestesia, angiologia, cardiologia, cirurgias de buco-maxilo, cirurgias da cabeça e pescoço e geral, pediátrica, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, neurologia, nutricionista, otorrinolaringologia, oncologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, traumatologia, ortopedia, urologia e odontologia).
– Hospital tem um projeto de instalação de uma CTI

DIÁRIO DE SANTA MARIA