Segurança justifica queda no policiamento no RS com ações focadas em redução de roubo de carros e latrocínio

1755C8873Área modificou prioridades desde que o governador publicou o decreto de contenção de gastos

Com a divulgação de dados alarmantes sobre a diminuição das atividades de policiamento militar e civil entre 2014 e 2015 no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Segurança se defende diante dos índices.

O diretor de gestão e estratégia da Secretaria da Segurança, coronel Luiz Porto, salienta que, no segundo semestre de 2015, aumentaram severamente as dificuldades financeiras do Estado. Consequentemente, a redução das horas extras e diárias aos policiais, vigente desde que o governador publicou o decreto de contenção de gastos, a área da segurança modificou prioridades.

Segundo o coronel, as ações das polícias estão focadas no combate a casos de latrocínio, homicídio e roubo a veículos aliadas às ações de fechamento de desmanches de automóveis. “Estamos tentando tornar esse crime menos lucrativo, ou seja, coibindo lá na ponta o comprador de carros roubados. Por isso, estamos atuando com força a partir da Lei dos Desmanches. Outra ação forte é a que temos realizado no combate ao tráfico de drogas na fronteira e região Metropolitana. Tanto que a apreensão de drogas cresceu 27% no período”, sustenta o diretor da SSP. Porto lembra que, neste mês, mais de 100 toneladas de peças foram apreendidas e quatro ferro-velhos lacrados pela Polícia.

Em relação às atividades ostensivas da Brigada Militar, a queda foi de 29,3% nas ações de policiamento e baixa de 24,5% nas atividades de patrulhamento. Também houve redução nas prisões em flagrante realizadas pela BM, caindo 28% no período. Ainda sobre a atuação dos policiais militares, onde o relatório oficial revela somente índices negativos, o policiamento em locais de diversão pública diminuiu 30%. Nas escolas, o policiamento caiu 26,8%.

Fonte:Samantha Klein/Rádio Guaíba