Ministro do STF chama Sartori para conversar sobre a dívida do RS

266

17369303Edson Fachin vai propor intermediação entre estados e União

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin chamou o governador José Ivo Sartori para uma reunião em Brasília nesta terça-feira (19). Fachin proporá uma mediação entre a União e os estados que conseguiram liminar diminuindo o juro da dívida. As informações são de Zero Hora.

Além de Sartori, foram convocados os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e Minas Gerais, Fernando Pimentel. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, também acompanharão a reunião.

Entenda a origem da dívida do Rio Grande do Sul

Na semana passada, o Rio Grande do Sul conseguiu liminar no STF alterando o cálculo da dívida com o governo federal. Com a decisão, o Estado deixará de pagar uma parcela de R$ 280 milhões mensais para os cofres federais, e a prestação será recalculada – segundo estimativas extraoficiais de técnicos da Secretaria da Fazenda, o RS desembolsaria valores simbólicos.

O governador aproveita a agenda em Brasília para reunir-se com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, para tratar de relações comerciais em zonas de fronteira.

GAÚCHA