Polícia resolveu 77% dos assassinatos em 2016 na Região Central

289
Caso mais recente em Santa Maria foi um tiroteio na Zona Norte, na segunda (28) Foto: Cassiano Cavalheiro /Agencia RBS
Caso mais recente em Santa Maria foi um tiroteio na Zona Norte, na segunda (28)
Foto: Cassiano Cavalheiro /Agencia RBS

Foram 27 casos, entre 1° de janeiro e 31 de março

A Polícia Civil resolveu 77% dos casos de assassinato registrados nos primeiros três meses deste ano na Região Central. Foram 27 casos, entre 1º de janeiro e 31 de março, em dez municípios. Desses, 21 foram solucionados e remetidos ao judiciário com suspeitos indiciados.

Conforme levantamento feito pela reportagem, Santa Maria foi o município que registrou o maior número de assassinatos: foram 11. Quatro ainda estão sendo investigados. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, é constatada uma redução de 3%, ou seja, menos dois casos. Houve 13 assassinatos.

O titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, aposta que o número de assassinatos este ano vai ser menor do que no ano passado. Isso, por conta da Delegacia de Homicídio e Desaparecidos (DHD), que começou a trabalhar exclusivamente em cima de casos de homicídio, tentativa de homicídio e desaparecimentos há mais de um mês.

Além disso, há um trabalho em conjunto da investigação com a polícia nas ruas. De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Brigada Militar (BM), através de uma central de inteligência, em funcionamento desde a metade do ano passado, é possível colocar em prática operações de maneira que os resultados sejam mais satisfatórios.

Outro ponto é o planejamento: a partir de dados com os quais o sistema é alimentado, é possível posicionar policiais de forma a coibir crimes de maneira mais eficiente.

Conforme o CRPO, foram registrados nos 29 municípios da Região Central 61 assassinatos em 2015. Só em Santa Maria, de acordo com a Polícia Civil, foram 56. Houve uma alta, na Região Central, de 5 casos (9%), e em Santa Maria de 6 casos (11%).

Os números na Região Central

> Santa Maria – Onze casos e sete foram resolvidos

> Agudo – Um caso e ele foi resolvido

> São Francisco de Assis – Um caso e ele foi resolvido

> São Pedro do Sul – Um caso e ele foi resolvido

> Lavras do Sul – Um caso e ele foi resolvido

> Cachoeira do Sul – Sete casos e seis foram resolvidos

> Caçapava do Sul – Um caso e ele foi resolvido

> Rosário do Sul – Dois casos e eles foram resolvidos

> Júlio de Castilhos – Um caso e ele foi resolvido

> Pinhal Grande – Um caso e ele não foi resolvido

GAÚCHA SM