ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Política Após acordo, deputados decidem votar reajuste do Judiciário no dia 17 de maio

Após acordo, deputados decidem votar reajuste do Judiciário no dia 17 de maio

0

198955_GCinco projetos que tratam sobre reajustes salariais serão votados juntos

Por: Débora Cademartori

Deputados estaduais entraram em um acordo na manhã desta terça-feira sobre a apreciação dos reajustes dos servidores do Judiciário, Legislativo, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas. Os cinco projetos que tratam sobre o aumento salarial serão votados em plenário no dia 17 de maio.

As propostas tramitam na Assembleia Legislativa desde o ano passado, mas acabavam no fim da fila por falta de quórum para apreciação. Em dezembro, o governo estadual, que é contra a concessão de reajustes, manobrou e orientou a ausência de deputados para que o texto não fosse adiante. O Piratini argumenta que todos os poderes de Estado devem ter “solidariedade” com servidores do Executivo, que estão com os vencimentos estagnados devido à crise das finanças.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça pagou R$ 40 milhões a juízes e desembargadores que recebem a chamada Parcela Autônoma de Equivalência (PAE), nome dado à compensação por um auxílio-moradia concedido a deputados e senadores de 1994 a 1998. O valor havia sido reservado pelo presidente anterior do TJ, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, para bancar o reajuste dos servidores do Judiciário, cuja aprovação a Assembleia, por orientação do Palácio Piratini, retardou.

ZERO HORA