Reunião discute renovação do convênio do policiamento comunitário

Rio Grande conta com 14 núcleos de policiamento comunitário
Rio Grande conta com 14 núcleos de policiamento comunitário

Uma reunião, para discutir a renovação do convênio do policiamento comunitário e outras políticas de segurança, foi realizada na quarta (18), à noite, no comando do 6º BPM. O contrato para a continuidade do policiamento comunitário vence em dezembro, mas o Executivo já manifestou o interesse na renovação. Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), Daniel Nascimento, “o programa tem tido ótimos resultados. Hoje, não conseguimos enxergar Rio Grande sem este tipo de policial nos bairros. Sem eles, nas atuais circunstâncias, seria o caos”.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer se manifestou a respeito do programa, dizendo que vai lutar pela manutenção e renovação do contrato. “Entendo que a comunidade aprovou e tem recebido os benefícios deste convênio”, frisou o chefe do Executivo. Apoveitou a oportunidade para falar de ações tomadas pelo Executivo, no tocante à área da segurança, como o reaparelhamento da Guarda Municipal, que recebeu mais 50 armas de choque, veículos e motos. Além disso, lembrou o concurso para a Guarda Municipal, que prevê mais 40 vagas. Este concurso está em fase de publicação de edital.

Durante a reunião, o coordenador do policiamento comunitário, tenente Marcelo Azevedo, fez um relatório de todas as ações policiais e sociais, realizadas nos últimos seis meses. Entre as ações policiais, foram contabilizadas as prisões e o número de atendimentos com resposta nos bairros. Nas ações sociais, foram relatados os projetos junto às comunidades, onde o policiamento comunitário atua, como visita escolas, viagens, passeios e palestras. “O resultado destas ações também teve um saldo positivo, apesar das dificuldades, como falta de efetivo, parcelamento dos salários, entre outros problemas”, salientou Nascimento.

Positivismo

“Nestas reuniões, procuramos focar o lado positivo, ou seja, a polícia integrada com a comunidade, ressaltando valores morais e cívicos”, disse o coordenador do GGI-M. Participaram, ainda, da reunião, representantes do Executivo, Legislativo, Poder Judiciário e Polícia Civil, além de representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

Os núcleos

Hoje, Rio Grande tem 14 núcleos de policiamento comunitário e foi o segundo município do Estado a firmar acordo para a implantação da Polícia Comunitária, e repassa R$ 800 para cada brigadiano.

O lançamento deste convênio, com duração de 36 meses, aconteceu no dia 19 de dezembro de 2013, com a implantação de 12 núcleos de policiamento comunitário. Logo depois, um aditivo aumentou para 14 os núcleos, cobrindo assim toda a zona urbana do Município.

Há ainda o pedido do Executivo, para mais dois núcleos, com o intuito de atender a zona rural, o que ainda não aconteceu. Segundo informações do Executivo, este pedido havia sido feito para o governo do Estado anterior. Com a mudança do governo, o pedido está em compasso de espera.

Jornal Agora