Cães que auxiliam na guarda de presídios gaúchos morrem por falta de ração

Caes-mortos
Cães estão morrendo nos presídios. Foto: Divulgação Amapergs

Deputada defensora dos direitos dos animais denuncia a falta de recursos do Estado para a compra

Após receber denúncias nas últimas semanas sobre a morte de cães em penitenciárias do Estado por falta de verba para a compra de ração, a deputada estadual Regina Becker (Rede) afirma que vai ingressar com uma representação no Ministério Público para denunciar o fato. A parlamentar disse, nesta quinta-feira, que as denúncias partiram de pessoas que atuam diretamente nos cuidados a esses animais, que auxiliam na guarda do sistema prisional gaúcho. O caso mais grave estaria ocorrendo na Penitenciária de Osório.

“Eu soube da denúncia nas últimas semanas. De que isso vem ocorrendo sucessivamente, (denúncias) partindo dos próprios servidores do sistema prisional gaúcho. Me reuni com o chefe do da Casa Militar, no Palácio Piratini (tenente-coronel Everton Oltramari), e levei o assunto para ele. Depois de uns 15 minutos, o secretário estadual de Segurança Pública (Wantuir Jacini) me ligou e conversamos a respeito. A minha posição é a de defesa desses animais. Condená-los à morte em uma situação dessas é inadmissível para o Estado. Eles não cometeram nenhum tipo de delito e estão recebendo uma pena mais rigorosa que os próprios detentos”, expôs a deputada.

A reportagem tenta retorno da Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) e também da Brigada Militar. Entretanto, a assessoria de imprensa da BM comunicou que só administra os Presídios Central e de Charqueadas, onde não foram registradas mortes de cães.

Até o momento, a Susepe revelou que será aberto um pregão eletrônico para a aquisição de ração, por um período de seis meses, para 330 cães de todo o sistema penitenciário gaúcho. Outra informação é de que no Presídio de Santa Maria, na região Central do Estado, a ração é fabricada pela própria Susepe na tentativa de driblar o problema.

Fonte:Eduardo Paganela / Vitória Famer / Voltaire Porto / Rádio Guaíba