Consciência Política é tema principal do encontro na ANERMB em Brasília

208

13412933_1057005224378661_3770596074616737455_nO auditório Freitas Nobre, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, foi o palco para receber entre os dias 14 e 15 de junho o encontro da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Pensionistas do Brasil (ANERMB). Estiveram presentes presidentes e demais representantes de 17 Estados do Brasil.
As Associações e os parlamentares trataram sobre diversos assuntos, entre eles a importância da consciência política entre os militares ganhou espaço em um debate acalorado. “Precisamos compreender que nós temos que nos posicionar e lutar por nossos ideais, é somente através de escolhas sensatas que garantiremos as decisões necessárias para o futuro dos nossos policiais, bombeiros e pensionistas”, comentou o Deputado Federal Major Olímpio.
“Para que hajam mudanças relevantes e que os temas de interesse dos policiais e bombeiros militares possam ganhar cada vez mais voz e espaço é necessário a conscientização de que, somente alguém que entenda o dia a dia destes homens e mulheres, consiga, de fato, defender as propostas e anseios da tropa”, ressaltou o parlamentar Cabo Sabino.
Já o Deputado Federal Capitão Augusto tratou sobre a importância do envolvimento de todos, “é necessário que os representantes tenham compromisso, mas a tropa também necessita ter engajamento e se unir para ir a luta, nós possuímos o produto que é o voto e também a condição de eleger um parlamentar municipal, estadual e federal. As associações são responsáveis também neste processo de indicação para participar das eleições”.
Para apoiar este movimento o Deputado Federal Esperidião Amin também deu a sua contribuição, incentivando o posicionamento destes profissionais na política. O Deputado Federal Laudívio Carvalho fez do auditório Freitas Nobre um local de debate sobre a relevância para a categoria de possuir representantes políticos que sejam conhecedores da rotina militar.
As discussões também relembraram temas importantes como a PEC 300 e 257, capazes de mudar os rumos das Corporações. De acordo com o Deputado Federal e relator do PEC 257 Esperidião Amin, este Projeto será dividido em duas partes, a primeira será em relação a renegociação dos Estados e no segundo momento ao funcionalismo público, que não irá neste momento para a pauta. “Esta foi uma conquista nossa, onde todas as Entidades participaram diretamente”, comenta o presidente da ANERMB Sargento Leonel Lucas.
Os presentes estiveram também com o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, onde foi solicitado um assento no Conselho Nacional de Segurança Pública, o apoio às demandas dos policiais e bombeiros militares e a nota de repúdio ao crime de extrema violência cometida por indígenas contra dois policiais em Caarapó (MS).
“Este encontro marca sempre grandes decisões, lutas e conquistas para nós militares e também representantes de Associações, buscamos sempre melhores condições para estes guerreiros e guerreiras, tenho certeza que a partir deste momento teremos ainda mais certeza que devemos buscar apoio político e eleger representantes que entendam essa busca constante por um futuro digno”, concluiu o presidente da ANERMB.