Novo comandante da Brigada de Venâncio quer manter a ‘pegada’

BMs de Venâncio e Santa Cruz revistaram e identificaram pessoas no centro, bairros e Vila Mariante
BMs de Venâncio e Santa Cruz revistaram e identificaram pessoas no centro, bairros e Vila Mariante

por: Alvaro Pegoraro e Vanessa Behling

Oficializada a saída do capitão Fábio Bilhar, a 3ª Companhia tem um novo responsável pelo comando. Na tarde desta segunda-feira, 13, o capitão Rafael Menezes foi apresentado à tropa e já participou de uma operação. Ele responde pela 3ª Cia até que a Brigada Militar defina se ele segue ou quem assume o grupamento.

Ao lado do major Paulo Fernando Soares Nascimento, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Rafael pediu que a tropa dê continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. “Vamos dar continuidade ao trabalho e por isso pedi a todos o mesmo comprometimento que vinham tendo”, observou.

O oficial, que é o comandante da 2ª Companhia, com sede em Santa Cruz do Sul, reuniu parte do efetivo – com apoio de homens da Patrulha Comunitária do Interior (PCI) e do Pelotão de Operações Especiais (POE), de Santa Cruz, – e participou da oitava edição da Operação Avante. Ela consiste, segundo o capitão Rafael, em realizar abordagens, identificar pessoas e tirar de circulação quem anda em desacordo com a lei. “O foco maior desta operação é na prevenção ao roubo”, explicou.

Em comboio, por volta das 14h30min, o grupo povoou a área central da cidade e foi até os bairros Battisti e Coronel Brito e, por fim, à Vila Mariante. Diversas pessoas foram revistadas e identificadas, assim como averiguadas a documentação de veículos.

O resultado da operação, que está sendo realizada em todas as cidades do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, foi de 46 automóveis e 22 motocicletas abordadas, sendo duas autuações e dois veículos recolhidos e uma prisão por porte de entorpecentes. “Acredito que a operação foi exitosa, porque com o efetivo que foi colocado a trabalho, conseguimos demonstrar e levar a sensação de segurança à comunidade”, enfatizou o major Nascimento.

O capitão Rafael ainda destacou que “o foco não era situações de trânsito, mas sim abordagens para prevenção de roubos, verificar se não tinha armamento ou indivíduo foragido.” Segundo ele, verificou-se que maio teve um aumento de roubos a estabelecimentos comerciais no município. “Foi o único crime nas nossas estatísticas que subiu além do nosso planejamento.”

Capitão Rafael e major Nascimento comandaram a 8ª edição da Operação Avante
Capitão Rafael e major Nascimento comandaram a 8ª edição da Operação Avante

BILHAR É TRANSFERIDO
Ontem à tarde, o major Nascimento confirmou que o capitão Fábio Bilhar não é mais o comandante da 3ª Cia. Ele assume sua nova função na quinta-feira, 16, em uma fração da BM de Porto Alegre. O capitão Rafael, titular da 2ª Companhia da BM, em Santa Cruz, acumula o comando da Brigada de Venâncio, a qual já comandou durante as férias de Bilhar, em maio. “Enquanto não houver essa decisão do Comando Regional da Brigada sobre quem fica emVenâncio, eu sigo com mesmo empenho do capitão Bilhar, com as ações e repressão forte ao crime, não iremos recuar”, destacou o capitão Rafael.

Folha do Mate