Presídio Central inaugura nova sede para treinar grupo tático da BM

1467049246_pátio GAM1A nova instalação do Grupo de Apoio e Movimentação (GAM) da Brigada Militar, especializado em ações táticas em penitenciárias, foi inaugurada nesta segunda-feira (27). A sede foi ampliada e conta com um pátio maior destinado ao treinamento dos policiais militares. A cerimônia ocorreu no auditório do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA).

Para o diretor do PCPA, tenente-coronel Marcelo Gayer, “a característica de pronto emprego exige que o GAM aprimore as operações e as técnicas de segurança”. Ele agradeceu às empresas doadoras, instituições, servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), membros da BM e apenados que trabalharam nas obras.

Também participaram representantes da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma), Susepe, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Senac, empresas parceiras, BM, da Vara de Execuções Criminais (VEC) e da Secretaria da Segurança Pública.

Novo espaço

A reforma e a ampliação custou em torno de R$ 35 mil. A Vepma destinou R$ 27 mil das penas pecuniárias. O restante foi viabilizado por meio de doações de empresas parceiras da Susepe. Os presos do pavilhão G trabalharam nas obras.

Grupo tático

O Grupo de Apoio e Movimentação (GAM), formado por policiais militares, foi criado na década de 1990 na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) pelo tenente-coronel Jainer Pereira Alves. O objetivo da equipe é apoiar, movimentar, revistar galerias, fazer escoltas, custódias de alto risco e atuar frente a rebeliões. No PCPA, o grupamento trabalha na prevenção de fugas e controle de tumultos e possíveis rebeliões. Os militares passam por treinamento constante, se consagrando como grupo de elite e de excelência tática.

Entre os parceiros, estão a PDR Comércio e Transporte, Igreja da Assembleia de Deus Restauração, Getuleão o Amigo do Empreiteiro e Madeireira, Rampa Compensados e Madeira, Comercial de Areia Vencedoras, Madesul Madeiras, Madereira Porto Seco, Procal Ferragens e Tintas, Quimiflex Argamassa e Revestimentos.

Texto: Neiva Motta/Ascom Susepe
Edição: Secom

SSP/RS