Bombeiros da Serra recebem um terço das horas extras para agosto

Quartel de São Marcos chegou a ficar fechado Foto: Jonas Ramos /Agência RBS
Quartel de São Marcos chegou a ficar fechado
Foto: Jonas Ramos /Agência RBS

Funcionamento 24h dos quartéis de Gramado e Farroupilha até o fim do mês depende da chegada de novo aporte

Os bombeiros da Serra receberam um aporte de 2,6 mil horas extras para agosto. O recurso, que chegou nesta segunda-feira (8) garante que os quartéis de Vacaria eVeranópolis funcionem 24 horas por dia até o fim do mês. Já a abertura contínua dos quartéis de Gramado e Farroupilha depende da chegada de um novo aporte.

De acordo com o comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros, o tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, são necessárias 9 mil horas extras para que todos os quartéis da região abram 24 horas por dia, incluindo os da Zona Norte, Cruzeiro e Desvio Rizzo, em Caxias. A abertura contínua na cidade tem ocorrido somente na unidade central, na rua Vinte de Setembro, e no aeroporto Hugo Cantergiani, para que não haja suspensão da operação no terminal aéreo.

Em São Marcos e Flores da Cunha, o plantão com equipe completa tem sido de 12 horas, entre as 8h e às 20h, desde o final de julho. Conforme o comandante regional, o quartel de São Marcos, nas duas primeiras sextas-feiras e nos dois primeiros sábados de agosto, ficou com a definição de abrir 24 horas em função de serem dias de maior incidência de ocorrências e também porque há maior movimentação de festas. A abertura nesses dias é possível com o recurso normal dos salários dos bombeiros.

O recurso que chegou para os bombeiros da região neste mês é proveniente das horas extras da Brigada Militar. É aguardado também um aporte da Empresa Gaúcha de Rodovias. Em julho, esse valor chegou somente no dia 22. Naquele mês, os quartéis de São Marcos e Flores da Cunha chegaram a fechar. Com base no recurso que ainda chegar neste mês, caso a soma fique inferior às 9 mil horas, o CRB irá definir a forma como os quartéis funcionarão ao final de agosto.

GAÚCHA SERRA