Cidadão cria movimento para combater a criminalidade e a violência

481
ABAMF gostou da iniciativa que defende policiais e promove luta contra a criminalidade
ABAMF gostou da iniciativa que defende policiais e promove luta contra a criminalidade

A crescente criminalidade, a violência, a impunidade e a fraca representação legislativa da sociedade fez Emerson Salbego criar o Movimento Cidadão. De acordo com Salbego, foi impossível ficar parado frente a crescente criminalidade. ” me senti na obrigação de fazer alguma coisa. Estão todos descrentes, temos que reagir e reverter a situação. Os bandidos são minorias”, disse. Em visita a ABAMF, na manhã de 8 de agosto, Salbego explicou algumas das ações que pretende desenvolver.

Algumas reivindicações já são debatidas na sociedade, sem, no entanto, ter desenvolvimento e resultados concretos. É o caso do fim do regime semiaberto, que hoje permite a presos saírem, assaltarem e retornarem a casa prisional. ” é quase uma permissão para o crime”, alertou.

Outra ponto de debate é o Estatuto do Desarmamento na parte do direito de defesa. Também há questões ligadas diretamente aos brigadianos, como o pagamento de viaturas acidentadas em  perseguições. E a discussão sobre a pena de morte nos crimes contra a vida e a conscientização do voto para que a sociedade seja melhor representada no Poder Legislativo.

A primeira ação do criador do Movimento Cidadão foi fazer faixa em homenagem aos policiais que tombaram em serviço. Além disso, colocou uma tarja preta na bandeira do RS, em sinal de luto. A iniciativa já fez com que mais pessoas se juntem a luta.

Em breve, o movimento terá uma página na internet para dar informar e receber adesões. enquanto isso, Salbego carrega a faixa e a bandeira nas homenagens a brigadianos mortos em serviço – dois, um em julho e um em agosto. Prova concreta que a criminalidade está vencendo. Não por falta de empenho dos policiais, mas por causa de leis fracas e penas brandas que incentivam os criminosos a reincidirem.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF