Força Nacional de Segurança libera 200 homens para o RS

20871665Agentes virão ao Estado até o fim de semana, segundo Sartori

O governador José Ivo Sartori participou de uma reunião nesta sexta-feira (26) com o presidente interino Michel Temer, em seu gabinete em Brasília. Sartori viajou à capital federal para solicitar apoio da Força Nacional para a segurança no entorno dos presídios. Segundo o governador, Temer garantiu num primeiro momento o deslocamento de 200 policiais que atuaram na Olimpíada do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul.

A previsão é que os agentes federais cheguem ao Estado até o fim de semana. A ideia do governo gaúcho é liberar brigadianos que hoje fazem o serviço nos presídios para atuação nas ruas. O prazo para permanência dos policiais da Força Nacional não está definido.

“Será deslocado numa primeira etapa um contingente da Força Nacional para auxiliar a Brigada Militar em Porto Alegre ou na Região Metropolitana. Esta será a primeira etapa e depois virão outros momentos”, disse Sartori, ao reforçar que também fez pedido de armas, equipamentos e a construção de um presídio federal no Estado.

A decisão do governo para apoio da Força Nacional foi tomada nesta madrugada, após exoneração do secretário da Segurança, Wantuir Jacini. A saída ocorreu depois de mais um latrocínio em Porto Alegre, de uma mulher que esperava o filho na saída da escola.

Paralelamente às ações do governador em Brasília, o vice José Paulo Cairoli está reunido com a cúpula da segurança do Rio Grande do Sul. Um grupo de gestão foi criado para comandar interinamente a pasta.

Acompanhe as informações sobre as ações na segurança:

GAÚCHA