Rosas na Praça Dante: BM de Caxias presta homenagem a policiais mortos em serviço

20708665Dia 8 de agosto foi a data instituída para relembrar brigadianos, como o soldado Thales Ferreira Floriano, que morreu sábado em Cidreira

Por: Leonardo Lopes

A Praça Dante Alighieri foi o palco para a homenagem prestada pela Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul aos policiais mortos em serviço. O ato teve início às 14h e reuniu dezenas de viaturas que bloquearam o trânsito na Rua Sinimbu. Um helicóptero proporcionou uma chuva de pétalas de rosa em cima dos diversos populares que apoiaram a solenidade.

O comandante-geral, coronel Alfeu Freitas Moreira, publicou uma portaria instituindo oficialmente o dia 8 de agosto como o dia do Policial Militar Tombado em Serviço. A data escolhida é o dia da morte do cabo Valdeci de Abreu Lopes, degolado durante um confronto entre policiais e manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em 1990, na Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre.

Frei Jaime Bettega abençoou a homenagem da Brigada Militar Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

O caso mais recente ocorreu na madrugada de sábado. O soldado Thales Ferreira Floriano foi morto durante uma operação na Vila Chico Mendes, em Cidreira. Trata-se da segunda morte neste ano envolvendo um PM em abordagem policial. Em 4 de julho, o soldado Luiz Carlos Gomes da Silva Filho foi baleado na cabeça por um criminoso na zona sul da Capital.

Coronel Antônio Osmar da Silva destacou a bravura dos policiais militaresFoto: Jonas Ramos / Agencia RBS

— Infelizmente, tivemos mais este pedaço da nossa carne retirado no final de semana.  Enquanto as pessoas descansam após um dia de trabalho, nossos bravos homens e mulheres estão nas ruas. Claro que um caso destes dói muito mais na situação do jeito que está (parcelamento dos salários). Mas esta é brava gente brigadiana que as pessoas vêem todos os dias — salienta o coronel Antônio Osmar da Silva, comandante do CRPO/Serra.